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Pensando como um empreendedor, existe todo um universo de ferramentas gratuitas para e-commerce que podem te ajudar no dia a dia da sua loja virtual.
Se você busca dar o próximo passo, a resposta para as necessidades do seu negócio pode estar na otimização de processos, na divulgação, na automação ou organização interna e pessoal. Para boa parte desses desafios, já existe um software ou uma empresa disposta a facilitar a sua vida. Muitas delas, totalmente gratuitas.
Neste artigo você verá 10 aplicativos ou ferramentas gratuitas que contribuem com a sua operação de vendas online e que junto da Unbox levarão o seu negócio a um novo patamar.
São elas:
Se você quer construir um negócio sustentável de vendas online, o melhor é contar com uma loja virtual completa. Porque antes de pesquisar ferramentas complementares, é preciso garantir uma venda segura, rápida e que passe credibilidade para os seus clientes.
Você encontra todos esses benefícios na plataforma de e-commerce da Unbox. Uma solução que reúne todos os recursos necessários para gerenciar um negócio de vendas de produtos online. Fácil de configurar, não é necessário ter nenhum conhecimento técnico de tecnologia para lançar uma loja, cadastrar produtos, vender com todos os meios de pagamentos, logística e personalizar o site de acordo com o seu gosto.
Comece com um só cadastro e sem pagar nada. Comece a configurar os seus canais de vendas e use ferramentas gratuitas de e-commerce como o Link PagEnvie para fechar as primeiras vendas.
Com uma boa plataforma na mão, agora você pode procurar por mais ferramentas de e-commerce para conquistar clientes e impulsionar o seu negócio.
Você certamente tem redes sociais, e os seus clientes também. Isso é um fato, e a interação através de redes como o Instagram, YouTube, Facebook e TikTok tem transformado a forma como compramos online.
O Gerenciador de Negócios da Meta, ou o antigo Facebook Business, é a ferramenta que unifica a administração de páginas e perfis no Instagram, WhatsApp e Facebook (são todas do mesmo grupo).
É através dessa ferramenta que você configura a sua presença online nesses canais, conectando o contato via WhatsApp, a Sacolinha do Instagram, anúncios e dados de pagamento e até o Marketplace do Facebook.
Todas as possibilidades acima só funcionam corretamente quando o administrador usa o Meta para Empresas. Com poucos cliques e usando os perfis do Facebook ou Instagram é possível encaminhar as principais configurações.
No Unbox Ensina! abaixo mostramos os passos para a instalação da Sacolinha do Instagram, uma das mais procuradas formas de vender online. Um dos requisitos é justamente o Gerenciador de Negócios do Meta, portanto vale a pena assistir.
O Google Analytics é a ferramenta de monitoramento de acessos de sites da Google. Além de ser a plataforma mais utilizada para esse objetivo no mundo, é totalmente gratuita.
Com o Analytics instalado na sua loja virtual é possível monitorar o perfil dos visitantes, quais as páginas mais acessadas por eles, cadastrar eventos e descobrir uma infinidade de dados.
Em outras palavras, o Google Analytics proporciona um diagnóstico completo do site e pode te ajuda a entender fenômenos como:
Além do próprio Analytics, o Google conta com uma série de ferramentas gratuitas para e-commerce que podem ser conectadas a sua loja virtual. Tais como Google Meu Negócio, Google Search Console, entre outros.
Para um guia completo de instalação e possibilidade, veja o tutorial da Unbox sobre o Analytics.
Saindo do campo de ferramentas de performance para organização, temos o aplicativo Trello.
Como o próprio Trello se define, trata-se de uma super ferramenta de produtividade. Nele você organiza processos, tarefas e obrigações diárias do seu negócio em quadros.
Essa visibilidade pode ser compartilhada com mais pessoas, proporcionando uma organização em equipe e o gerenciamento de tarefas.
De uma forma geral, o Trello leva o seu caderninho de anotações e atividades para o seu computador. Assim, você pode organizar as prioridades do seu dia a dia e configurar ações automáticas para não perder prazos.
O Bling é um ERP - online, ou seja, um sistema de gestão 100% online para atividades administrativas e operações de rotina do seu negócio. Em outras palavras, um planejamento de recursos empresariais.
Esta ferramenta é importante para uma organização de notas e tarefas de gestão de recursos, suprimentos, logística e muito mais.
O Bling é um complemento importante para a sua plataforma de e-commerce. Por exemplo, a Unbox é totalmente integrada com o Bling, facilitando a emissão de notas e etiquetas dos Correios.
O sistema de gestão te ajuda a:
Veja também: como integrar o Bling com a sua loja Unbox.
O Canva é um aplicativo muito famoso para quem já precisou criar artes e imagens para a sua loja online.
Um dos maiores aliados de criadores de conteúdo para vendas e redes sociais, com o Canva você não precisa ter nenhum curso em design para montar banners e posts do seu negócio.
Gratuito, intuitivo, fácil de usar e repleto de inspirações, o Canva é uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criarem conteúdos visuais.
Crie postagens em todos os formatos, edite vídeos, crie mensagens e cartões, artes para sites, banners online, convites ou em formato digital livre.
Tudo sem precisar instalar nada: é online, de graça e perfeito para iniciantes. Veja como é simples dar vida a sua criatividade:
É bem provável que o WhatsApp já faça parte da sua vida, e saiba que ele pode ajudar muito nos negócios.
O WhatsApp Business é a versão profissional do aplicativo mais instalado em celulares brasileiros. Muito útil para negócios online, sobretudo lojas virtuais, que estão em constante contato com o seu público final.
No app comercial, você encontra uma série de recursos como criação de grupos e comunidades, etiquetas para conversas, respostas automáticas para disparo programado e até catálogo de produtos.
Para quem está conversando com a marca, basicamente não tem nenhuma diferença. Porém a versão WhatsApp Business é importante para separar o seu contato do perfil comercial, além de possibilitar o cadastro de até mais 4 aparelhos celulares ou computadores.
Se você ainda não separou a linha do seu e-commerce do seu pessoal, faça isso agora mesmo. Além das vantagens citadas, é essencial a versão Business para a divulgação de links, por exemplo.
👉 Veja ainda mais vantagens neste artigo.
Além de redes sociais, de que outras formas o seu negócio trabalha o marketing digital? Para dar um passo a mais na comunicação da sua empresa, vale a pena conectar uma ferramenta de automação de marketing e e-mails.
Esses softwares possibilitam você aproveitar ao máximo os visitantes do seu site com formulários, pop-ups, landing pages e envio de e-mails marketing. Assim você tem mais controle de cadastros, contatos e pode criar uma comunidade com contato direto e ativo.
Diversas empresas contam com essa solução com planos gratuitos. Tudo depende da sua necessidade e volume de contatos. Recomendamos:
Apesar de ser um conteúdo mais avançado em marketing, ferramentas como essa possibilitam para o seu e-commerce: captação de leads, segmentação e automação de e-mails, agendamento de e-mail marketing, criação de landing pages, análise e relatórios de resultados e muito mais.
É a primeira vez que você lê sobre o Chat GPT? Essa nova forma de uso da inteligência artificial tem sido um dos temas mais abordados na internet em 2023. A transformação da ferramenta tem dado o que falar e ajudado muitos profissionais, inclusive das vendas online.
Desenvolvido pela OpenAI, o Chat GPT tem a capacidade de gerar respostas automáticas sobre inúmeros assuntos, usando a grande quantidade de dados e conteúdos disponíveis online. Inclusive, perguntamos como ele se apresenta. Veja:
Melhor que explicar, convidamos para que você faça um teste da ferramenta. Clique no link abaixo e veja como a inteligência artificial pode contribuir com ideias, descrições, conteúdos para postagens e muito mais.
🤖 Acesse agora: converse com o Chat GPT
Por fim, tenha sempre em mãos a calculadora de preços e prazos de entrega do Correios™.
Mesmo que plataformas de e-commerce disponibilizem o valor e o prazo de envio automaticamente, é sempre bom contar com o link de cotação rápida da transportadora nacional.
Os Correios do Brasil servem como referência para qualquer despacho em território nacional, e pode ser utilizados para oportunidades de logística e estimativa de tempo de viagem do pacote até o comprador.
Para simular um envio, basta inserir os dados de origem e destino e dimensões da embalagem.
Ferramentas gratuitas para ajudar na sua rotina não faltam. Com esta lista de 10 itens à disposição, certamente a sua empresa terá tudo o que precisa para começar ou expandir as vendas online para todo o Brasil.
Por isso que o primeiro passo é começar pela plataforma de e-commerce certa: a Unbox.
Pensada para você vender mais, concentramos a sua loja virtual, soluções de vendas, meios de pagamento e logística em um só lugar. Assim você tem tempo para pensar nos seus produtos e melhorar a divulgação, atendimento e gestão dos seus pedidos.
Qualquer dúvida de como criar a sua conta na Unbox é só chamar nos botões ao lado para falar com nosso atendimento via chat e WhatsApp. Faça como mais de 10.000 lojistas de todo Brasil e conte com uma plataforma de vendas online completa para conquistar mais clientes.
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