Comece por aqui
O Google Analytics é a principal ferramenta de monitoramento de sites e de marketing digital do Google. Oficial e gratuito, o Analytics é essencial para analisar o desempenho de páginas, coletar os dados de acesso nele, o comportamento do público e navegação de usuários e aplicativos instalados.
O que é o Google Analytics?
O Google Analytics é a solução do Google para diagnosticar as mais variadas ações do visitante em um site. Além de ser a plataforma mais utilizada para esse objetivo no mundo, é totalmente gratuita e está integrada com os anúncios (Google Ads), Shopping e outras soluções. Com o Analytics instalado na loja é possível monitorar o perfil dos visitantes, as páginas mais acessadas, vendas realizadas, erros em páginas e uma infinidade de dados.
Em termos práticos, o Google Analytics possibilita que você faça um diagnóstico profundo no site, e responda a uma série de perguntas como:
- Quantos visitantes o meu site está recebendo - e quem são essas pessoas?
- Como as pessoas chegam até o meu site? Qual a origem deste tráfego?
- Qual o produto da minha loja é mais acessado ou clicado?
- Quantas vezes os clientes colocam o produto no carrinho de compras até comprar?
- Através de quais das minhas redes sociais o site é mais acessado?
- Anúncios: como está o desempenho das minhas campanhas?
Estas são apenas algumas das principais questões que a ferramenta pode solucionar. Apesar de agregar muito conteúdo, o mais interessante é que você não precisa ser um especialista para entender como utilizar o Google Analytics a seu favor. Além da instalação, daremos algumas dicas práticas de como sair usando a seguir.
Como instalar o Google Analytics
A análise do Google Analytics ocorre através da coleta de dados via código. Este código será exclusivo e gerado por você, proprietário da página, na sua conta do Analytics e então inserido no seu site.
Em resumo é isso, mas agora vamos ao passo a passo dos pontos essenciais neste processo.
Criando sua conta
Como em qualquer ferramenta, o Google Analytics conta com login e senha. Se você já possui uma conta Gmail (e-mail da Google e GTM), tudo fica mais fácil e integrado.
Para criar a sua conta, basta acessar
analytics.google.com e seguir as orientações recomendadas. Tanto o código do Google como o ID estarão disponíveis no final deste processo.
Passo a passo de Configuração
Após o logins, você completará alguns detalhes da sua conta. Defina um nome e certifique-se de marcar todas as opções a respeito dos serviços Google. Você poderá voltar a este cadastro no futuro.
Cadastrando suas propriedades
Em seguida, será necessário preencher as propriedades da sua conta. Atenção nestes campos, selecionando corretamente o fuso horário e, sobretudo, alterando a moeda para Real. Clique em Mostrar opções avançadas e ative a Propriedade Universal Analytics. Coloque o endereço do seu site e marque a opção indicada.
Registrando sua empresa
Passamos para informações mais detalhadas da sua loja ou site. Cadastre o setor de atuação, tamanho e intenções com o uso do Google Analytics. Estas informações podem ser atualizadas no futuro.
A instalação do seu código do Google Analytics está quase pronta
Você acaba de concluir todas as etapas de cadastro no Google. Neste ponto, você receberá um resumo das informações do seu código de rastreamento. É importante que, em configurações adicionais, conste uma Tag do site conectada.
O seu código está pronto
Agora você está com o seu código em mãos. É o material que você precisa para inserir no seu site e começar a rastrear dados de acesso. Ao clicar em Tags Conectadas, você verá a sua tag global do Google Analytics.
A Tag Global é o código em si, e o padrão “UA-00000000-0” é a versão reduzida desta Tag, muito utilizada em ferramentas de sites e plataformas de vendas, como a própria Unbox.
Anote e salve esta sequência: você irá cadastrá-la na sua loja (a Tag abaixo é apenas ilustrativa).
Google Analytics na sua loja Unbox
A instalação do Google Analytics em sites normais exige um pouco de conhecimento técnico. Agora, na sua loja virtual Unbox, a integração da ferramenta não demora nem 5 minutos.
Partindo do princípio que você está com o seu ID da Métrica Google em mãos, não é necessário nenhuma configuração manual ou integração de sistema para instalar o Google Analytics na sua loja. Apenas um cadastro rápido.
Em nossa área de Personalização da Loja, no Admin Unbox, você cadastra apenas a TAG para nosso suporte técnico realizar todo o trabalho de desenvolvimento. Veja o passo a passo: