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Como o próprio nome sugere, esta ferramenta entrega a visibilidade que a sua loja virtual merece. Com a conta do Google Meu Negócio, você tem muito mais que uma ficha com as informações da sua empresa, podendo agregar outras soluções como Google Maps e alcançar destaque nos resultados orgânicos de pesquisa do Google.
A ferramenta permite um diálogo direto entre empresas e clientes, além de oferecer aos lojistas a possibilidade de passar importantes informações aos usuários, como:
- Site oficial;
- Telefone de contato;
- Endereço;
- Horário de funcionamento e de pico;
- Avaliações da audiência;
- Eventos que acontecerão e datas especiais.
Principais benefícios do Google Meu Negócio
A ferramenta contribui muito para pesquisas ativas no buscador (quando o cliente coloca o nome da empresa, por exemplo “Unbox lojas”), e fortalece a sua presença digital de maneira totalmente gratuita.
Alguns pontos importantes:
- Maior confiabilidade: segundo o próprio Google, visitantes consideram empresas com perfil na plataforma duas vezes mais confiáveis. Isso ocorre porque têm acesso a informações como endereço, contato, site e recomendação de clientes.
- Mais Cliques para sua loja: além de aparecer primeiro nas buscas, as integrações com o Google Maps, telefone e acesso ao site, garantem melhor performance no buscador.
- Dados à disposição: o Google Meu Negócio entrega uma série de dados interessantes para empresa: como a quantidade de clientes que pesquisaram o Negócio, quantos usuários de fato clicaram no site, quantas pessoas ligaram através da ferramenta e localização dos usuários que interagiram.
Como criar a conta da sua loja no Google Meu Negócio
Veja como é fácil no passo a passo abaixo e crie sua conta em menos de 5 minutos.
1. Em primeiro lugar, vá até a página inicial do
Meu Negócio e clique em “Gerenciar agora”.
2. Na página a seguir, preencha informações básicas da empresa como nome e categoria. Atenção para o campo de nome, veja se o buscador não tem nenhum registro da sua marca.
3. Na próxima etapa selecione se deseja atribuir um local, ou sede, ao seu Negócio. Caso sua loja não tenha sede fixa, não tem problema. Entretanto, se tiver, enriquece bastante a performance de resultados por geolocalização.
4. Avance com informações de endereço e contato da sua loja para receber a autenticação do Google. Lembrando que você deve cadastrar um endereço real para garantir a propriedade da empresa e ser aprovado no método de verificação.
5. Pronto! Após a etapa de cadastro e verificação, a sua conta está pronta para a configuração de Negócio e edições como endereço, atendimento e outras informações.
Otimizando o seu Google Meu Negócio
Criar a conta e cadastrar a sua loja são os passos necessários para ativar o seu Google Meu Negócio. Mas como toda ferramenta exige boas práticas, selecionamos algumas dicas que vão melhorar a sua performance e ajudar sua loja a ser mais encontrada no buscador.
Mantenha seu perfil constantemente atualizado
A primeira coisa a se fazer no painel do Google Meu Negócios é acessar a seção “Informações”. Clique e preencha absolutamente todas informações possíveis da sua empresa.
Horário de atendimento, entrega, endereços, telefones, tudo. Quanto mais completo, melhor. E organize-se para fazer este exercício de tempos em tempos, para evitar números e informações equivocadas.
Imagine só que um usuário, ao fazer uma busca no Google, encontre sua empresa. Ele vê que ela abre no final de semana, vai até lá, mas, quando chega, a loja está fechada. Esse é o tipo de experiência frustrante que você quer evitar.
Garanta a interação no Google Meu Negócios
Um dos fatores importantes do Google Meu Negócio é a quantidade de avaliações deixadas pelos clientes. Por isso, procure sempre estimular quem já comprou com você a deixar um comentário contando sobre a experiência.
Mais que isso, além da recomendação recebida, agradeça ao cliente. Envie uma resposta carinhosa agradecendo o feedback e sempre responda em caso de dúvidas ou críticas construtivas ao seu negócio.
Dois pontos são importantes neste sentido. Primeiro, lembre-se de acompanhar as notificações do seu e-mail google, ou então acessar a ferramenta frequentemente.
Deixar os clientes esperando resposta pode atrapalhar a experiência. O segundo ponto é utilizar a ferramenta a seu favor e habilitar o chat apenas em horário comercial. Desta maneira, o cliente é notificado que a sua empresa entrará em contato no horário de atendimento estipulado.
deixar um comentário contando sobre a experiência.
Mais que isso, além da recomendação recebida, agradeça ao cliente. Envie uma resposta carinhosa agradecendo o feedback e sempre responda em caso de dúvidas ou críticas construtivas ao seu negócio.