Comece por aqui
Você sabia que existe uma configuração própria para marcas e lojas no Instagram? Segundo a rede, já são mais de 200 milhões de contas comerciais usando e vendendo pela plataforma. O chamado Instagram Business, a versão de conta profissional, disponibiliza ferramentas exclusivas.
Configurando a conta profissional
O processo é bastante simples, e não leva nem 5 minutinhos. Para encaminhar a mudança profissional basta clicar no Menu Principal do perfil, em seguida acessar Configurações e então na opção Conta. Descendo a página haverá, em destaque, a seleção Mudar para conta profissional.
Se preferir, assista o passo a passo abaixo.
Principais vantagens
Após a configuração, sua conta estará apta a uma série de ferramentas exclusivas.
Métricas de conteúdo
Uma das diferenças principais é o acesso ao Instagram Insights, nome dado para a seção de métricas das postagens. Neste tipo de perfil, os dados abaixo estão disponíveis:
- Interações: número de resposta dos usuários por formato: reels, stories, publicações e vídeos.
- Alcance: número de contas (pessoais e comerciais) alcançadas pela sua postagem.
- Cliques: número de usuários que clicaram na postagem e no seu link na bio.
- Salvamento: número de contas (pessoais e comerciais) que salvaram a postagem.
- Impressões: total de visualizações da postagem - ou seja, quantas vezes ela apareceu na timeline.
- Público: dicas e percepções da ferramenta sobre o perfil do seu público.
Botões interativos
Para contas profissionais, o Instagram libera alguns botões que ajudarão a sua marca a se destacar.
- Botão de contato para WhatsApp
- Enviar e-mail
- Ligar
- Enviar mensagem
- Visitar site ou Loja
⚠️ Importante: além das exclusividades citadas acima, a conta profissional no Instagram é necessária para integrações com Facebook e WhatsApp (redes sociais pertencentes ao mesmo grupo). Somente com uma conta profissional será possível instalar a Sacolinha do Instagram, por exemplo. Lição que veremos a seguir.