Unbox Logo Branco
Painel Unbox

Comece por aqui

As redes sociais são ótimas ferramentas para quem vende online. Isso ocorre porque as redes estão no centro do comportamento digital das pessoas. É através delas que se manifestam, interagem e compram. Hoje, 92% dos consumidores consultam preços online antes de comprar. 

Com o sucesso das redes sociais, temos algumas opções disponíveis para a divulgação de marcas, e elas contam com as suas regras próprias e boas práticas. Para saber qual é a mais interessante para seu negócio e focar em qualidade, conheça as mais populares entre os brasileiros.


Quem não tem “Whats” está praticamente incomunicável. Para muitos brasileiros, o WhatsApp é a única plataforma de comunicação móvel. Muita gente se informa, comunica, interage, compra e divulga informações pelo aplicativo. Estima-se que cerca de 120 milhões de brasileiros acessam o WhatsApp diariamente.

Hoje, 80% dos brasileiros usam o WhatsApp enquanto compram. Sinal de que o aplicativo está muito presente na experiência dos consumidores. Eles usam o Whats para tirar dúvidas antes de finalizar a compra, para pedir ajuda e trocar produtos. Portanto, deve fazer parte do atendimento da sua loja.

E mais, o próprio aplicativo avança a cada dia para o uso profissional. A partir do lançamento do WhatsApp Business, diversas funcionalidades facilitam a aproximação com os clientes, como mensagens automáticas, integrações com softwares e sites, e até entrega de relatórios e métricas.


O Instagram é a quarta rede social mais popular no Brasil, em números. Segundo o relatório anual, contamos com 95 milhões de usuários brasileiros em 2020, e a rede social está em amplo crescimento nos últimos 3 anos.

Três pontos fundamentais para o crescimento do Instagram no mercado brasileiro:
  • Acerta em cheio ao trabalhar engajamento e novas ferramentas (filtros e edições de vídeos, Stories, vídeos e outros);
  • O público reconhece a rede como a principal fonte de inspiração, comportamento e consumo de conteúdo de valor;
  • Influenciadores de todos os tipos estão lá, o que favorece o diálogo e a descoberta de público!

O Facebook é a rede social mais popular no Brasil. Em 2020 a rede registrou mais de 130 milhões de usuários brasileiros, e retomou o posto como a mais utilizada em todo mundo: 2,7 bilhões de contas ativas.

O sucesso do Facebook se dá pela versatilidade em relação aos seus concorrentes. Possui muitas ferramentas de interação com os seguidores, como chat, grupos, conteúdo ao vivo e mercado próprio (estilo OLX).  

Não se deixe levar pela falsa impressão de que o Facebook “está morrendo”, pois a rede segue lançando novidades e é, de longe, a melhor plataforma de anúncios pagos.

No recorte dos anos 2019 e 2020, o YouTube havia ultrapassado o Facebook como rede favorita dos brasileiros. Ainda muito forte, mas atualmente em terceiro lugar, contabiliza mais de 105 milhões de usuários vendo e compartilhando vídeos.

Por ter um modelo pautado na produção de vídeos, o YouTube expandiu suas possibilidades com ferramentas de mensagens para a comunidade e cresceu muito com o volume de lives. É tida pelos usuários como a melhor plataforma para assistir vídeos.

Também é excelente para a divulgação de marcas, conteúdos explicando funcionalidades de produtos, unboxings e guias interativos para seus clientes.

Com 46 milhões de usuários ativos no Brasil, o LinkedIn é a sexta rede social mais popular. Apesar do foco voltado aos perfis profissionais, conexão de carreiras e recrutamento, a rede se aproxima a cada atualização das suas concorrentes voltadas ao entretenimento.

Com um boom de usuários ativos após fevereiro de 2020, novas ferramentas estão sendo integradas para aumentar a retenção de usuários.

Muito popular entre empresas e profissionais com foco em B2B (empresas que vendem para empresas), a rede é uma ótima fonte de informações do mercado, “espiar” a concorrência e gerar conteúdo de valor e institucional para a sua empresa.
Manu