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Engana-se quem pensa que o e-mail é hoje uma arte esquecida. Muito popular desde o surgimento da internet, ter um endereço eletrônico é indispensável para todo mundo que está online. Inclusive aqui na Unbox, em que tudo começa com o seu e-mail. Utilizado para cadastros e envio de mensagens, com o passar dos anos as lojas e marcas também passaram a frequentar sua caixa de entrada.
Em pesquisa recente, 79% dos lojistas entrevistados afirmaram que disparam mensagens para seus clientes. Cerca de 28%, faz uso do e-mail ao menos uma vez por semana. Dados que apontam o sucesso da ferramenta para o comércio eletrônico, e que a sua loja pode converter mais vendas com ela.
Por que investir em uma estratégia de e-mail marketing?
Listamos mais algumas vantagens que o e-mail proporciona na divulgação da sua loja online.
E-mail marketing VS redes sociais
Há quem diga que a popularização das redes sociais ofuscou a popularidade do uso de e-mails. Porém, com a evolução dos algoritmos e sistemas de anúncios nas redes, o e-mail voltou a ser uma ferramenta de divulgação confiável, muito em virtude do seu alcance controlado.
Quando uma empresa posta no Instagram ou Facebook, apenas uma parcela dos seus seguidores receberão a mensagem. Isso ocorre devido a dinâmica de algoritmo das redes sociais. Por essa razão, o alcance gratuito de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, você não tem controle total de quantas pessoas realmente vão visualizar a sua publicação.
Diferente do e-mail marketing, em que todos os seus contatos receberão suas novidades. Se você selecionar 100 endereços de email para enviar uma mensagem, ela chegará a todos eles. O desafio está em fazer com que seus contatos abram o conteúdo.
Segmentação precisa
Um diferencial do e-mail é falar de perto com quem você quer, de forma organizada. Você pode segmentar o disparo para toda a base (clientes, amigos, visitantes da loja), só para compradores, pessoas que participaram de um evento, selecionar apenas remetentes que respondem mensagens, enfim: controle total de público.
Quando você tem uma persona alinhada, um assunto específico e os contatos certos, a chance de abertura e de atingir seus objetivos é muito maior.
Liberdade e criatividade
O email é uma tela em branco: você cria e conversa na forma que desejar. Não há limitações de palavras, pode conter links para a sua loja, trazer imagens e vídeos. Para a criação de um e-mail podem ser utilizados modelos prontos das ferramentas (daremos dicas abaixo), ou conter apenas texto, como se você estivesse digitando uma mensagem especial.
No e-mail marketing você pode personalizar a mensagem e o tom de voz conforme a sua estratégia, com a cara da sua marca.
Custo benefício
Você precisa de três coisas para começar uma estratégia de marketing: sua loja ativa, uma lista de remetentes e a ferramenta de gestão de e-mails. No geral, as ferramentas de e-mail marketing são mais baratas que o investimento em anúncios para redes sociais - existem opções gratuitas e com base no número de contatos.
Neste sentido, o retorno com as vendas captadas por e-mail é muito alto, visto que o custo de divulgação é baixo. Sem contar que as chances de fechar negócio com esse relacionamento próximo, seja por meio de emails promocionais que levam diretamente para a venda, é ainda maior.
Como coletar dados e contatos para uma lista de e-mails
A principal dúvida é como captar o e-mail de seus contatos. Separamos uma lista com as principais práticas e que certamente garantirão a sua audiência. É importante lembrar que a compra de listas por e-mail configura uma prática irregular, desde o lançamento da Lei Geral de Proteção de Dados.
Portanto cria a sua lista do zero registrando:
- O e-mail através do histórico de compras da sua loja;
- Crie listas de lançamentos exclusivos;
- Peça no atendimento por mensagem;
- Use landing pages para clientes interessados se cadastrarem.
As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a privacidade online. Portanto, o desafio na construção da lista de contatos é convencê-las que vale a pena. Isso acontece quando elas se sentem motivadas a participar de uma promoção, baixar um e-book, visualizar um catálogo de novidades ou participar de um evento.
Para aprofundar ainda mais no assunto, recomendamos a
leitura deste artigo. 📚
Ferramentas de e-mail marketing que confiamos
No começo, pode parecer viável a construção de uma lista de e-mails manual ou com o uso de tabelas e do excel, por exemplo. Mas conforme a sua lista for crescendo, será inviável a segmentação e controle.
E mais, com o uso de ferramentas você tem todo um relatório de performance para sua estratégia evoluir muito.
A RD Station, também conhecida por Resultados Digitais, é a plataforma de automação de marketing mais completa do Brasil, atualmente. Além da gestão de e-mails, a ferramenta possibilita uma série de fluxos e estrutura para criação de e-mails e automação dos contatos. No RD você pode:
- Catalogar seus contatos com nome, empresa e etc;
- Enviar e-mails sem limitações de quantidade e formato;
- Mensurar e analisar disparos e abertura de e-mails;
- Integrar com as suas redes sociais;
- Criar landing pages para captação de novos contatos;
O
RDStation é uma plataforma com muitas soluções, super intuitiva para usar e nacional.
Provavelmente a plataforma de e-mail marketing gratuita mais conhecida do mercado.O MailChimp é completo para quem quer dar os primeiros passos em campanhas de email, e oferece ainda mais ferramentas para quem já tem experiência com email marketing. Você pode criar listas personalizadas, campanhas segmentadas e mensurar os resultados de cada um dos seus esforços.
O MailChimp possui diversos templates e modelos prontos de e-mail, e as integrações com lojas virtuais são ótimas para lojistas que querem vender mais. A versão grátis permite o envio de até 12 mil mensagens por mês, para 2 mil contatos. As versões pagas começam a partir de 10 dólares mensais, e já disponibilizam automação, recomendação de produtos e muito mais.
O MailerLite é uma poderosa ferramenta de email marketing com muitos recursos fáceis de usar. Na prática, é muito parecida com o RDStation, seu diferencial está mais no sentido de ser intuitiva e receptiva para marketeiros de primeira viagem.
Conta com ferramentas de criação de e-mails, personalização de listas, editor de landing pages e controle de contatos. Promovendo uma gestão completa de dados e relatórios. Um dos diferenciais da
MailerLite é contar com muitas soluções gratuitas, porém a plataforma é em inglês e serviços customizados exigem assinatura.