Unbox Logo Branco
Painel Unbox

Comece por aqui

Ser encontrado pelos seus clientes é um dos principais desafios de qualquer loja virtual. Para isso, é importante para todas as marcas e empresas desenvolverem o que chamamos de persona. Conhecer a persona do seu negócio é fundamental para planejar ações de vendas, comunicação e relacionamento com o cliente. 

Nesta aula vamos ajudar você a diagnosticar e descobrir como conversar com a persona de forma profissional.

O que é a persona?

Em poucas palavras, a persona é o cliente ideal para a sua marca. É a pessoa que vê na sua loja uma solução incrível e entende o potencial de seus produtos.

Para chegar a esse perfil, existe uma técnica. A persona é uma personagem de “mentirinha” baseada em dados reais dos seus clientes e das pessoas com quem você busca se conectar: seu público alvo. Ela tem idade, gênero e renda, mas as suas características pessoais e comportamentais são as que mais auxiliam você a entender suas necessidades. Qual é a rotina? Quais são os hábitos? Quais os sonhos e as preocupações?

Mapear este comportamento é o primeiro passo para você criar conteúdos e ofertas de valor, e consequentemente vender mais para pessoas reais que combinam com a sua persona. 
⚠️ Importante: persona e público-alvo não são a mesma coisa. 
Enquanto o público-alvo é uma ideia geral de quem você acredita que se interessa pelos seus produtos (exemplo: jovens), a persona é uma personagem bem definida que representa esse público (exemplo: meninas que andam de skate).

Como saber quem é a persona da sua marca? 

Uma das maneiras de criar a persona é aplicar uma pesquisa com os seus clientes. Mas, quando se está começando, isso não precisa ser um problema. Você pode usar as outras estratégias que usaria para apoiar essa pesquisa com quem compra ou já comprou de você.

O caminho prático para construir a sua persona é: analisar os dados de quem já compra de você, resgatar quem você entende como público-alvo e ver como essas pessoas encontraram no seu produto uma solução para um problema que tinham.

Uma dica legal é entender principalmente como é o comportamento dos seus clientes mais recorrentes para saber como fazer com que outros clientes também voltem a comprar sempre com você.

Descobrindo sua persona através de dados 

Para começar, faça uma análise de quem são as pessoas que acessam a sua loja e acompanham sua marca nas redes sociais. 

É interessante considerar:
Se você tiver dificuldade para entender quais seriam as respostas para essas perguntas, pergunte para pessoas que conhecem o seu negócio, seus primeiros clientes e, se tiver a oportunidade, registre em vídeo e/ou um documento de texto.

Erros comuns ao criar a persona

Um dos principais erros na hora de criar a persona para a sua marca é usar padrões muito estereotipados e limitar o sucesso da sua estratégia por isso.Fuja de preconceitos, busque pesquisas de mercado na internet e entenda o que é o mais importante para a sua persona nesse momento.

Outro erro muito comum é não se basear em dados para essa definição, tornando a persona desconexa da realidade. Quer um exemplo?Sabe quando você entra naquela loja com anúncios super descolados e quando vai olhar as roupas só tem roupa séria e cara? Quem nunca passou por isso. 😅

O que fazer depois de ter a persona pronta? 

Uma vez que você já tem os dados, é hora de colocar a mão na massa e pensar na sua persona em cada publicação, cada mensagem, cada venda. Conhecer a sua persona é parte importante da sua estratégia de relacionamento com os seus clientes.

Faça conteúdos de acordo com o momento que a sua persona está e garanta que a sua marca se torne mais do que apenas um produto ou solução. Lembre-se que a experiência do seu cliente com a sua marca não começa na compra, mas muito antes disso quando ele entra na sua rede social ou mesmo no seu site.
Manu