Comece por aqui
Vamos agora a alguns diferenciais do WhatsApp Business em relação ao Messenger (nome da versão original).
Como o próprio nome revela, o Business traz funcionalidades que otimizam o atendimento comercial, ganhando tempo com mensagens automáticas, enviando alertas para não deixar o seu cliente sem retorno e organizando os contatos na conta.
Mensagem de saudação
Receba a todas e todos com boas-vindas. A Mensagem de Saudação garante uma resposta imediata, agradecendo o contato e avisando que logo o destinatário será atendido. É importante reforçar o link da sua loja nesse espaço, para o cliente descobrir mais produtos enquanto aguarda.
Também é a oportunidade de filtrar o interesse do leitor com perguntas específicas, convidá-lo para olhar o catálogo (saiba mais a seguir) ou continuar navegando na sua loja. Uma outra sugestão é avisar sobre produtos em promoção ou enviar uma mensagem de carinho.
Veja como criar a Mensagem de Saudação com um exemplo e boas práticas.
Mensagem de Ausência
Sua loja virtual é 24 horas, mas e o seu horário de expediente? Caso o seu atendimento conte com uma jornada específica, como horário comercial, é útil informar seus contatos e não deixá-los à deriva até o dia seguinte - ou pior, esquecer de respondê-los. Reforce o link da sua loja para que ele continue navegando e para não perder vendas.
Saiba como no vídeo abaixo:
Catálogo de Produtos
Ferramenta queridinha de quem fecha negócios pelo WhatsApp. O catálogo facilita o acesso ao link dos seus produtos na loja, sem nem precisar enviar mensagem. Outro ponto positivo da ferramenta é, durante a conversa, possibilitar o envio do catálogo completo ou produto específico. É uma maneira prática de repassar todas as informações de que o cliente precisa para tomar a decisão de compra.
Veja como cadastrar:
Link Curto
Mais uma facilidade do WhatsApp Business para a divulgação da sua loja. O link curto é uma maneira de direcionar o contato sem que seus clientes precisem adicionar o número de telefone na agenda. Só de clicar no link curto o usuário é direcionado para a tela do WhatsApp (seja no formato Web ou pelo celular).
Ao cadastrar seu WhatsApp Business, não esqueça de criar o link curto e compartilhar em suas redes sociais, como no link na bio e nas áreas de contato.
⚠️ Lembre-se: o WhatsApp é o canal favorito para a troca de mensagens do consumidor brasileiro.
Que bom que você chegou até aqui!
Agora é colocar essas dicas em prática e começar a divulgar a sua loja Unbox.