Como definir a persona da sua marca: o guia passo a passo

Post by
Amanda Padilha
Marketing
Como definir a persona da sua marca: o guia passo a passo

Se você está começando seu negócio agora ou já tem uma loja virtual, já deve ter percebido que um dos principais desafios para o sucesso de uma marca é ser encontrada pelos clientes ideais: a sua persona. 

Conhecer a persona do seu negócio é um dos principais pontos que você deve considerar quando decide criar uma marca. Por isso, vamos explicar como descobrir sua persona de forma profissional para vender mais.

 

O que é a persona

Em poucas palavras, a persona é o cliente ideal para a sua marca. É a pessoa que você espera que conheça a sua loja pois sabe que, para ela, você tem maior potencial de ser a solução perfeita 🥰.

A persona é uma personagem de “mentirinha” baseada em dados reais dos seus clientes e das pessoas com quem você busca se conectar: seu público alvo. 

Ela tem idade, gênero e renda, mas as suas características pessoais e comportamentais são as que mais auxiliam você a entender suas necessidades. Qual é a rotina? Quais são os hábitos? Quais os sonhos e as preocupações?

Conhecer melhor essas pessoas é essencial para o sucesso da sua marca, pois assim você será capaz de entender como elas se comportam e o que desejam. Consequentemente, você consegue vender mais para elas e criar um negócio de sucesso!  

Persona e público-alvo não são a mesma coisa ☝️

 

Essa é uma dúvida comum, mas a persona e o público-alvo são conceitos bem diferentes na prática. Enquanto o público-alvo é uma ideia geral de quem você acredita que se interessa pelos seus produtos, a persona é uma personagem bem definida que representa esse público.

Veja o exemplo da Unbox:

O nosso público-alvo são pequenas e médias empresas que querem começar a vender online de um jeito fácil e rápido. Empreendedoras que querem ter uma loja virtual que traga mais segurança e credibilidade para seus clientes, mas que simplifique sua vida com os processos internos de pedidos e envios, por exemplo.

Dessa forma, a nossa persona é a Manu, que começou seu negócio com uma loja no Instagram e decidiu profissionalizá-la para gerenciar melhor seu estoque, vendas online, além de vender por diferentes plataformas, como as redes sociais. A Manu mora com a família, estuda Administração, adora assistir Netflix e é apaixonada por moda. 

Se identificou? rs

Essas informações podem não parecer tão importantes quando você pensa nelas pela primeira vez, mas são essenciais para saber que tipo de conteúdo a sua persona procura, quais são as seus desafios e quais soluções ela costuma buscar.

 

Por que criar uma persona ajuda o seu negócio

Comportamento da persona da sua marca

 

Quando você identifica quem é a pessoa que tem tudo a ver com a sua marca e seus produtos, você entende melhor como essa pessoa pode chegar até a sua marca. Além disso, conhecer sua persona te ajuda a estruturar melhor seu processo de criação e planejamento de divulgação.

Para quem tem dificuldades em saber o que postar nas redes sociais da sua marca, saber o que o seu cliente gosta ajuda muito. Você sabe o tipo de conteúdo, mensagem, estilo... 

Dessa forma, você gasta tempo e energia focando naquilo que importa… Você não precisa se preocupar em fazer um vídeo se sabe que sua persona não assiste, não é mesmo?

Quando você conhece o seu cliente ideal e usa essas informações para pensar a sua estratégia de marketing, você entende principalmente como se comunicar com ela, garante que essa persona chegue até sua marca e conheça seus produtos.

Além disso, criar uma persona vai facilitar bastante quando chegar o momento de crescer o seu negócio e chamar mais pessoas para a sua equipe. Com essas informações específicas sobre o seu cliente ideal, a sua persona ajuda quem está conhecendo sua marca pela primeira vez,a entender melhor o seu negócio.

 

Como saber quem é a persona da sua marca?

 

Uma das maneiras mais simples de saber quem é a sua persona é aplicar uma pesquisa com os seus clientes. Mas, quando você está começando, isso não precisa ser um problema. Você pode usar as outras estratégias que usaria para apoiar essa pesquisa com quem compra ou já comprou de você.

O caminho prático para construir a sua persona é: analisar os dados de quem já compra de você, resgatar quem você entende como público-alvo e ver como essas pessoas encontraram no seu produto uma solução para um problema que tinham.

Uma dica legal é entender principalmente como é o comportamento dos seus clientes mais recorrentes para saber como fazer com que outros clientes também voltem a comprar sempre com você.

 

Criando a persona: o que você precisa fazer

 

Descobrindo sua persona através de dados

Para começar o processo de criação da sua persona, faça uma análise de quem são as pessoas que acessam a sua loja e que estão acompanhando você nas redes sociais do negócio.

É importante considerar:

- Idade

- Ocupação, cargo e/ou escolaridade

- Hábitos, estilo de vida e hobbies

- Tecnologias que a persona usa e mídias que mais gosta

- Onde costuma buscar informações e quem são as pessoas que a influenciam

- Hábitos de compra e critérios considerados na hora de fazer uma compra

 

Se você tiver dificuldade para entender quais seriam as respostas para essas perguntas, pergunte para pessoas que conhecem o seu negócio, seus primeiros clientes e, se tiver a oportunidade, sempre faça uma pesquisa.

Não existe regra para o número de personas que você pode ter para a sua marca, mas é importante que esses personagens tenham nome e características bem definidas para otimizar as estratégias que vão fazer a sua loja virtual vender mais.

Com esse panorama você entende melhor em qual estágio da decisão de compra os seus clientes estão, reduz possíveis atritos na jornada de compra e você consegue dedicar mais tempo para melhorar a sua gestão de vendas.

 

Erros comuns ao criar a persona 

Um dos principais erros na hora de criar a persona para a sua marca é usar padrões muito estereotipados e limitar o sucesso da sua estratégia por isso.

Fuja de preconceitos, faça pesquisas de mercado dentro do seu nicho e entenda o que é o mais importante para a sua persona nesse momento.

Outro erro muito comum é não se basear em dados para essa definição, tornando a persona desconexa da realidade. 

Quer um exemplo? 

Sabe quando você entra naquela loja super descolada e quando vai olhar as roupas só tem roupa séria e cara? É muito comum não é? 

Pois é, essa marca provavelmente não fez um bom trabalho em definir a persona (e não leu esse blogpost. 😉)

 

O que fazer depois que você já conhece a sua persona

 

Uma vez que você já tem os dados, é hora de colocar a mão na massa e pensar na sua persona em cada publicação, cada mensagem, cada venda. Conhecer a sua persona é parte importante da sua estratégia de relacionamento com os seus clientes.

Faça conteúdos de acordo com o momento que a sua persona está e garanta que a sua marca se torne mais do que apenas um produto ou solução. Lembre-se que a experiência do seu cliente com a sua marca não começa na compra, mas muito antes disso quando ele entra na sua rede social ou mesmo no seu site. 

Enxergar a sua marca, seja ela pequena ou média, como um negócio de sucesso é entender a importância de conhecer a sua persona e priorizar a satisfação dela para que seu e-commerce seja a sua referência de marca.

Conte com a gente se tiver qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar a vender mais.