O que vender pela internet: planeje-se para faturar em 2022

O que vender pela internet: planeje-se para faturar em 2022

Vender pela internet se tornou a saída de muitas pessoas que sonham em empreender, ou então faturar uma grana extra todos os meses. O consumidor brasileiro adora comprar pela internet, comportamento que cresceu exponencialmente durante a pandemia. Para se ter uma ideia, uma pesquisa revelou o aumento de 71% na intenção de compras online em 2021, e o faturamento ultrapassou os R$ 300 bilhões de reais no e-commerce. 

Se esse números parecem um pouco distantes, pense em quanto você tem usado mais sites e aplicativos para efetuar suas compras. A tendência é que este volume cresça ainda mais em 2022. 

Para te ajudar nos primeiros passos desta jornada, neste artigo separamos a lista dos principais produtos vendidos ao longo de 2021, algumas tendências para este ano e as etapas mais importantes para começar. 

Pronto para dar o primeiro passo?

O que foi sucesso de vendas pela internet em 2021

Como em todo bom planejamento, é importante olhar para o histórico. O e-commerce sempre cresceu no Brasil em número de vendas e faturamento, em 2021 não foi diferente. Mas o que teve mais procura no varejo digital? 

Para responder a essa pergunta, trouxemos os dados levantados pelo E-commerce na Prática, maior escola online de e-commerce do País.

Lista de produtos com alta procura em 2021

Notebooks e celulares

Campeões históricos do e-commerce. Eletrônicos, sobretudo computadores e celulares, fazem muito sucesso em eventos como Black Friday, Cyber Monday, Natal e Dia do Consumidor. Os compradores estão sempre atentos a lançamentos e descontos online destes itens, que pelo valor de mercado, são responsáveis por uma elevação no ticket médio do varejo online mundial.

Livros físicos e digitais

Outro setor enorme no comércio online. O sucesso é tanto que o mercado hoje ameaça as livrarias e sebos físicos das grandes cidades. A cultura de comprar livros pela internet também é antiga, impulsionada por gigantes como Amazon, a brasileira Submarino e outros.

Moda, vestuário e sapatos

Segundo a Conta Azul, a moda é a categoria favorita entre as pequenas e médias empresas do varejo: cerca de 19% dos produtos vendidos na internet. De fácil assimilação, envio, troca e ticket acessível, o setor precisou se reinventar com as restrições do comércio nos últimos anos - e o fez muito bem!

Acessórios e maquiagens

Destaque também entre as PMEs brasileiras. Com a popularização das lojas virtuais, pequenas empresas apostaram no digital para comercializar os produtos do setor durante a pandemia. Baixo custo de investimento para vender pela internet atrai os lojistas.

Games

Uma indústria que vem chamando muita atenção.  Em escala internacional é a maior do entretenimento, mais lucrativa que cinema, música e TV. No Brasil, o comércio de games escapou da crise na pandemia e teve um pico em 2020 e 2021.

Como escolher os melhores produtos
Agora vamos a sua loja: o que vender?

Como escolher os melhores produtos para vender na internet em 2022

Geralmente as pessoas começam a empreender por conta de um propósito. Seja para ganhar dinheiro, para trabalhar com aquilo que sempre sonhou, por necessidade, ou alguma outra razão emocional. Comece fazendo este exercício: qual o seu propósito? 

A seguir, é preciso entender que não existe nenhuma fórmula mágica para os bons resultados. Mas sim, uma série de fatores que irão possibilitar que a sua empresa prospere. Depois de definir o seu propósito, coloque suas atividades e produtos favoritos no papel, e a seguir comece a pensar e pesquisar os seguintes cenários:

Concorrência

Pesquise grandes empresas que você conhece e que dominam a produção dos seus produtos favoritos. Elas servirão de inspiração e para a reflexão se este mercado está saturado. Não tem problema em entrar em grandes meios (como é o caso da moda), desde que a sua empresa se proponha a fazer algo diferente ou a atender a um nicho específico (estilo, região, preço, comportamento, etc.).

Logística

Pense em como organizar seus produtos e estoque. Caso seja necessário um espaço físico, qual o trabalho e investimento para a sua manutenção. Outro ponto importante de logística é o peso e meios de envio do seu produto. Se estiver começando na jornada de empreender, na Unbox recomendamos produtos com peso e dimensões compatíveis com os Correios.

Valor agregado

Itens artesanais ou de grande qualidade possibilitam um ticket médio alto e mais faturamento, entretanto são mais difíceis de comercializar. Itens com ticket médio mais baixo tendem a sair mais por impulso dos consumidores.

Frequência de consumo

Pense em quantas vezes você poderá vender para o mesmo cliente. Itens de consumo recorrentes são excelentes para a dinâmica ágil do e-commerce e favorecem a fidelização. 

Tendências para o e-commerce em 2022
As nossas previsões para vendas online em 2022

Tendências e sugestões de produtos para vender pela internet em 2022

O produto certo para você é o que corresponde ao seu propósito e a pesquisa de fatores que sugerimos acima. Porém, para que a sua jornada não parta do zero, separamos abaixo algumas tendências promissoras para o ano de 2022 e que se encaixam perfeitamente com a venda pela internet.

Produtos para pets 

Eles estão dominando os lares brasileiros. Segundo a Comissão de Animais de Companhia, mais da de 55% dos domicílios contam com pelo menos um animalzinho de estimação. A tendência é que haja subnotificação, e na amostra mais de 40% dos donos contam com dois ou mais pets. 

Crescimento que é acompanhado pela indústria de brinquedos, alimentação, higiene, roupinhas, medicamentos e tudo que você puder imaginar. Segundo dados publicados pelo IPB (Instituto Pet Brasil), o faturamento do setor pet nacional cresceu 17,8% em 2020, mantendo o Brasil no top 10 do ranking mundial da área.

É um ótimo nicho para ficar ligado! 


Moda de nicho

Moda nunca sai de moda. Um dos mercados mais concorridos de produtos é também o que mais proporciona oportunidade: vestuário, calçados e acessórios representam 20% de tudo que é comprado online (dados da revista Exame). O segredo está em buscar a identificação do público e encontrar o seu nicho de mercado. 

Um exemplo do que estamos falando é a ascensão do nicho de moda Plus Size, que apresenta faturamento superior a R$ 5 bilhões por ano. Outras tendências também atraem o foco dos consumidores, como a Moda Sustentável, Moda Gestante, Mundo Gospel, Cultura Geek, entre outros. Associe o seu propósito ao nicho certo, pesquise sobre hábitos e comportamentos destas pessoas, passe verdade e personalidade para o seu público e pronto: sua marca entrará forte em uma das categorias mais rentáveis das vendas pela internet. 


Alimentos naturais e fitness

É uma tendência de consumo atual repensar o que comemos. Mais em casa e com sobrepeso, o consumidor brasileiro está pesquisando mais por ingredientes saudáveis, hábitos e rotinas de exercícios físicos, produtos naturais e com menor teor de açúcar, conservantes e elementos processados. Tudo isso se reverte em oportunidade para o lojista antenado. 

O Sebrae estima que o setor de alimentação saudável cresceu 98% nos últimos anos, aumentando o leque de opções para os consumidores e gerando muitos negócios. Assim como a moda, o mercado de alimentos naturais e fitness é mais lucrativo para empresas que apostam em nichos, como público glúten free, cozinha e despensa vegetariana, entre outros. 


Decoração e itens para casa

As pessoas estão repensando o que vestem, o que comem e também seu lar. Com as restrições de ambientes fechados ao longo da pandemia, os brasileiros estão mais caseiros e investindo em seus domicílios. Além do fenômeno de eletrônicos e móveis, itens de decoração contaram com um salto de pedidos, conquistando destaque como apontado na lista de mais vendidos de 2021, assim como o fenômeno de procura para escritório e home office.

Novamente, a saída é contar com a criatividade para encontrar o seu espaço e propor alguma inovação em meio às marcas tradicionais.


Eletrônicos e acessórios

Os queridinhos das vendas online. Artigos de informática, eletrônicos, periféricos de computadores, celulares e acessórios são muito responsáveis pelo sucesso do e-commerce mundial. É esta categoria que historicamente popularizou a Black Friday e a Cyber Monday, dias mais esperados por quem compra online. Como a comercialização de aparelhos envolve um investimento alto, como representação de marcas e aparelhos, o segredo está no comércio de acessórios. 

Cada vez mais conectados, os artigos para celulares estão fazendo um sucesso tremendo de vendas. Capinhas, tripés, microfones, caixas de som, anéis de luz e lentes portáteis são alguns exemplos de itens acessíveis para lojistas compor o estoque e de grande saída com o público.

A solução de vendas pela internet perfeita para a sua ideia

O que achou das listas e sugestões? 

Tomada a decisão de que produtos comercializar, a etapa seguinte é definir como. E é aqui que a Unbox irá transformar a sua experiência com vendas pela internet.

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Escrito por
Felipe Fagundes

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