Pix no e-commerce: vantagens e benefícios para seu negócio online

Pix no e-commerce: vantagens e benefícios para seu negócio online

Sucesso tremendo no dia a dia, o Pix no e-commerce conquista a cada dia o espaço. 

Com menos de dois anos desde que foi lançado pelo Banco Central, o meio de pagamento vem comprovando seu sucesso em números, multiplicando transações com o passar dos meses. Dados do Banco Inter, apenas de dezembro de 2021, apontam que o valor transacionado pela modalidade foi de 716 bilhões de reais - 15% a mais que o registrado em novembro do mesmo ano. 

No mundo das vendas online, o Pix no e-commerce já ocupa a terceira colocação entre métodos de pagamento. Na Pesquisa de 2022 da Opinion Box, o cartão de crédito ainda lidera o posto de principal meio (66%), seguido de boleto bancário (13%) e, em seguida, vem logo o Pix (11%). O detalhe é que a popularidade da opção por boleto despencou em 2021, justamente pelo surgimento da novidade do Banco Central. 

E você, tem enviado e recebido muitos Pix nos últimos meses? 

Mais que uma tendência, as transferências têm contribuído muito para o sucesso de pequenos e médios negócios, sobretudo em vendas locais ou pelas redes sociais. Na Unbox, o Pix já está ativo para os lojistas, com diferenciais exclusivos que só a transação expressa brasileira pode oferecer.

O que é o Pix

Caso você ainda não saiba, o Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos do Brasil. A palavra “PIX” não se trata de uma sigla, mas sim de uma marca registrada do Banco Central. Fácil de decorar, escrever, entender e comunicar. 

Criada em agosto de 2020 pelo BC, e ativa desde novembro do mesmo ano, o meio de transferência tem justamente sua velocidade e simplicidade como diferenciais. Está ativo em todos os bancos e para a criação de uma chave-Pix são necessárias informações básicas junto a sua instituição financeira. Em poucos minutos é possível se cadastrar pelo celular e aplicativo do seu banco.

O Pix chegou para concorrer com as tradicionais transferências nacionais: 

  • DOC (Documento de Ordem de Crédito): a transferência bancária cai na conta de destino com algumas horas ou um dia útil, se realizada após às 22h. Conta com restrição de valor de R$ 4.999,99 para transações entre pessoas físicas.
  • TED (Transferência Eletrônica Disponível): o dinheiro enviado à outra instituição será creditado na conta de destino até às 17h daquele mesmo dia. Não há um valor mínimo a ser transferido, e valores superiores a R$ 5 mil podem ser enviados.

Lembrando que, em ambos os casos, as transferências estão sugestionadas à operação bancária, impedindo que o dinheiro caia na conta aos finais de semana e feriados nacionais.

O que muda com o Pix?

A velocidade e praticidade para a realização de transferências e pagamentos. Como o prazo de envio e recebimento é muito curto, o Pix tem transformado as relações de envio de dinheiro, promovendo inclusão e agilizando o processo entre:

  • Envio entre pessoas físicas;
  • Entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
  • Entre estabelecimentos e fornecedores;
  • Pagamento de boletos e cobranças em geral.

A praticidade também está na inclusão, pois o Pix não exige necessariamente uma conta bancária, é possível realizar transações entre contas, carteiras digitais e poupança.

Pix e Carrinho Unbox
Pix totalmente integrado é com a Unbix!

As vantagens do Pix no e-commerce para quem compra e vende

Se no dia a dia tem Pix, então nas vendas online também. Cada vez mais presente na nossa dinâmica de consumo, as compras via meios digitais têm facilitado para que lojistas e empreendedores consigam faturar com os seus negócios - sobretudo Pequenos e Médios.

Vendas via redes sociais, WhatsApp e outros aplicativos de mensagens instantâneas vem ganhando força e o Pix se consolida como método de pagamento destas pequenas compras. As razões são diversas:

  • Recebimento imediato da transação: uma vez que o Pix cai na hora, lojista e comprador tem a garantia da concretização do pagamento. Sem demora para análises ou esperas.
  • Organização de logística e estoque: se no boleto o lojista fica na pendência da confirmação do boleto ou transferências, no Pix não implica a reserva de estoque e organização das mercadorias. Segundo a ABComm, quase 50% dos boletos são abandonados por compradores
  • Diminuição de custos: sem taxas de transação para o lojista.
  • Segurança: o curso da transação do Pix acontece na rede do Sistema Financeiro Nacional - que garante a utilização de meios seguros e inovadores para a autenticação digital do pagamento. Não existe fraude ou interceptação do método, no pior dos casos apenas confusão de Chaves ou quantias.
  • Acessibilidade: o Pix permite trazer para as vendas online um público ainda desbancarizado.

Lembrando que o Pix não concorre, necessariamente, com métodos de cartão de crédito ou parcelamentos do ponto de vista do comprador. As vantagens do uso de cartão ou compra parceladas não se aplicam ao novo método de transação que exige o dinheiro em conta ou poupança para o envio.

A solução de vendas online que aceita Pix

Com o sucesso do Pix no e-commerce o seu negócio online não pode ficar sem este meio de pagamento. Por isso, teste e descubra a melhor experiência de vendas online: a Unbox. 

Pensada para você vender mais, a Unbox facilita todas as suas tarefas no e-commerce: Pix e demais meios de pagamentos integrados, Painel Unbox para você organizar seus produtos, conectado às redes para você divulgar suas ações de vendas, frete mais barato para todo Brasil e muito mais.   

Começar é mais fácil do que você imagina: na Unbox é possível começar a vender online em apenas 5 minutos, com um único cadastro e 15 dias gratuitos para testar a plataforma.

Qualquer dúvida de como criar a sua conta na Unbox é só chamar nos botões ao lado para falar com nosso atendimento via chat e WhatsApp. Faça como mais de 3.000 lojistas de todo Brasil e conte com uma plataforma de vendas online completa para conquistar mais clientes.

Vamos começar a vender mais hoje mesmo?

Escrito por
Felipe Fagundes

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades e nosso Café com Unbox semanal ☕

Você também pode se interessar por: