Pixel do Facebook: o que é e como instalar

Pixel do Facebook: o que é e como instalar

O Pixel do Facebook é uma ferramenta que capta diversas interações no seu site, e envia para a inteligência da rede social (que também integra o Instagram). Ou seja, registra as páginas acessadas pelos seus visitantes, se eles interagiram com os anúncios, se eles colocaram produtos no carrinho, se clicaram em links, se de fato compraram, entre outras interações. 

Através do Pixel é possível identificar o comportamento de navegação, possibilitando a criação de anúncios precisos, além de uma série de integrações com o Facebook e o Instagram. Tecnicamente, o Pixel do Facebook é um trecho de código que, quando instalado no site, gera dados riquíssimos de comportamento para vendas e engajamento de visitantes. 

É bem provável que você já tenha lido ou visto na prática o grande potencial de campanhas e anúncios de marketing digital, e muito desta inteligência surge do que estes pixels captam. Portanto se a sua loja ainda não conta com o pixel instalado, continue lendo para entender a importância e descobrir como instalar o seu.

Lembrando que a Unbox facilita tudo para empreendedores e lojistas, e conta com um passo a passo próprio e simplificado para ajudar na instalação.

Como o Pixel do Facebook funciona

Muitas pessoas entendem que a ferramenta é importante, mas nem todas sabem como ela trabalha. 

Uma vez instalado o Pixel do Facebook, o seu site passa a registrar informações de navegação e trocar dados com o navegador (Google Chrome, Safari, entre outros) do visitante. Quando esta mesma pessoa acessar outros sites, ou até mesmo páginas do Facebook e Instagram, o histórico do navegador irá traçar um perfil. 

É interessante porque este perfil de navegação está conectado com o conteúdo que você recebe nas suas redes sociais e anúncios. O algoritmo ajusta, automaticamente, todos estes dados em busca da sua preferência ideal, e para sugestão de postagens e páginas de produtos.

É assim que o Pixel do Facebook se torna tão importante para otimização de campanhas, pois aprimora a inteligência de dados e melhora a fonte de informações sobre públicos para o seu produto ou serviço. 

Para quem a ferramenta é útil

O pixel serve para registrar informações de sites fora das redes sociais. Ou seja, não é preciso instalar em páginas ou perfis do Facebook ou Instagram. São necessários dois primeiros passos: 

  • 1) Criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook;
  • 2) Possuir um site, um blog ou Landing Page próprios (sites externos). 

É muito interessante que marcas, blogs e criadores de conteúdo tenham o pixel instalado em suas lojas virtuais ou sites. Como citamos anteriormente, a ferramenta é útil para a elaboração de anúncios e melhorar a segmentação do público nas timelines das redes sociais.

Como criar e instalar o Pixel do Facebook

Agora que você sabe o que é e para o que serve, chegou o tão aguardado momento da instalação. No capítulo anterior falamos do Gerenciador de Negócios do Facebook, justamente o primeiro passo. 

Gerenciador de Negócios do Facebook

Se você já possui um Gerenciador de Negócios, pode pular para a próxima etapa.

O Gerenciador de Negócios, ou Facebook Business, é uma ferramenta que ajuda a organizar e gerenciar ações, postagens e anúncios em páginas da rede. Sobretudo, é muito útil para perfis e profissionais que realizam a gestão de uma ou mais páginas, a exemplo de gestores de marketing e criadores de conteúdo.  

Criar o seu Gerenciador de Negócios é muito simples:

  1. Acesse o site https://business.facebook.com e clique em CRIAR CONTA no canto superior direito;  
  2. Faça o login em uma conta pessoal no Facebook (não use contas fakes ou abandonadas);
  3. Crie um nome para o gerenciador e informe o e-mail principal, para qual serão enviadas as notificações do Facebook.
Página Inicial do Gerenciador de Negócios
Página Inicial do Gerenciador de Negócios

Criar o Pixel do Facebook

A partir da sua conta no Gerenciador de Negócios que criaremos o pixel para o seu site. 

O próximo passo é tão simples quanto o anterior, sem a necessidade de conhecimento específico na plataforma. Entretanto, é importante que se diga que o Facebook está em constante atualização, portanto alterações nos menus e design do Gerenciador podem ocorrer desde a criação deste tutorial (elaborado em abril de 2021). Mas nos últimos anos estas mudanças foram sutis, o que nos leva a crer que o caminho seguirá este padrão.

1. No Menu principal, clique em Fontes de Dados, e em seguida em Pixels

Criando o Pixel do Facebook
No menu do Gerenciador, acesse Fonte de Dados

2. Ao clicar em “Adicionar”, o Facebook abrirá a janela abaixo, pedindo para que você dê um nome para o pixel e cole o endereço de instalação. Nesta área, informe a URL do site corretamente, pois será este endereço que alimentará o pixel criado. No nosso caso, usamos o www.unbox.com.br

Cadastrando o Pixel do Facebook
Cadastre o seu Pixel e atenção para o endereço do Site

3. Automaticamente o Facebook encaminhará para a página de instalação do Pixel. Neste momento, clique em “Adicionar manualmente o código do pixel ao site”.

Clique em Adicionar manualmente o código do Pixel.
Parabéns, o Pixel do seu site já está criado!

4. O seu pixel está criado, ou seja, já existe para o Facebook. O que está faltando é justamente a instalação dele no seu site. Neste instante, após cancelar a etapa manual, você verá a seguinte tela, com a efetivação do pixel e o seu código de identificação (marcado na imagem abaixo). O código é a informação primordial para instalação, que entraremos em detalhes no próximo capítulo.

Código de identificação do Pixel
Seu Pixel agora tem um código de identificação

Instalando o Pixel do Facebook no site da sua marca

Após a criação do Pixel, é possível utilizar seu código para a instalação em qualquer site. Caso você tenha algum blog, landing page ou o site institucional da sua marca.

O Facebook recomenda três caminhos: primeiro a instalação manual (que exige conhecimento básico de código e desenvolvimento de sites), depois a integração com parceiros da rede social e por fim a instalação do Pixel Helper, plugin para o navegador Google Chrome. 

Para os três casos, recomendamos que você acesse o passo a passo oficial do Facebook. A justificativa é simples: a rede social está sempre aprimorando o manual de instalação para agregar segurança e aplicar suas políticas de privacidade.

Instalando o Pixel na sua loja Unbox

Agora se você é parceiro da Unbox e conta com uma loja virtual em nossa plataforma, tudo fica mais fácil. Partindo do princípio que o pixel já está criado, não é necessário nenhuma configuração manual ou integração de sistema para instalar o Pixel do Facebook na sua loja. Apenas um cadastro rápido.

Em nossa área de Personalização da Loja, necessitamos o código da Imagem 4, destacado no tutorial de criação do Pixel do capítulo anterior. Veja o passo a passo.

1. Faça o seu login no seu Painel Unbox

2. Em seguida, clique em Personalização no seu Menu Principal.

Painel Unbox
Acesse a página de Personalização da sua Loja Unbox

3. Em Personalização, acesse a área de SEO, no fim da sua jornada de edição da Loja. 

4. Já em SEO, basta cadastrar o código de identificação do seu Pixel no campo demarcado abaixo.

Cadastre o Código do seu Pixel
Cadastre o código do seu Pixel do Facebook na Loja Unbox

5. Pronto! A parte técnica da instalação fica por parte do nosso sistema e a sua loja já está apta para o Pixel do Facebook.

Na Unbox facilitamos tudo para a sua loja vender mais

As vantagens de contar com uma loja virtual na Unbox vão muito além dos aspectos técnicos. Nossa missão é democratizar o e-commerce, integrando tecnologia, logística e praticidade, e simplificando todos os processos para você focar em vender mais. 

Por conhecer as necessidades e desafios que enfrentam as pequenas e médias empresas do Brasil, a plataforma da Unbox nasceu para ser uma solução eficiente e viável a todos. Tudo muito rápido, didático e transparente para você focar no que realmente importa: a sua marca.  

Para continuar essa conversa entre agora mesmo em contato pelos botões ao lado, ou cadastre-se já.

Escrito por
Felipe Fagundes

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades e nosso Café com Unbox semanal ☕

Você também pode se interessar por: