Vendas online superam os shopping centers no Brasil em 2021

Vendas online superam os shopping centers no Brasil em 2021

As vendas pela internet caíram nas graças do consumidor brasileiro. Ano após ano, o e-commerce apresenta crescimento no mercado brasileiro, sempre batendo marcas e ganhando volume de transações. Acelerado pela pandemia, os anos de 2020 e 2021 foram essenciais para a consolidação do formato de vendas pela internet, sobretudo com as restrições no comércio local. 

Resultado: em 2021, pela primeira vez na história, o comércio eletrônico supera as vendas em shopping centers do país. Os dados são da da gestora Canuma Capital, publicado essa semana pelo jornal O Estado de São Paulo, e confirmado pelo E-Commerce Brasil - maior portal sobre comércio eletrônico nacional. 

Em valores, segundo a Conuma Capital, as vendas online atingiram os R$260 bilhões em 2021, superando os R$175 bilhões arrecadados nos 601 shoppings espalhados pelo País, com um total de 110.938 lojas. 

Veja detalhes.

O crescimento das vendas pela internet nos últimos dois anos

É importante avaliar o recorte dos últimos dois anos - e os impactos da pandemia em nosso modo de consumo. A previsão para o e-commerce sempre foi otimista, visto o histórico de bons números, mas a partir de 2019 o mercado online decolou. 

Segundo o mesmo estudo da Conuma Capital, o salto de 2019 para 2021 nas vendas pela internet foi de 62,5% em receita. Enquanto os shoppings e o varejo local se reinventavam para atender o público em meio às restrições, o e-commerce atendia parcela deste mercado. Se tratando de shoppings centers, a perda de fatia de consumidores para o comércio eletrônico representou cerca de R$35 bilhões.

Centros de compras, lojas e comércio de rua também sentiram o avanço: em relação à participação no varejo restrito (que não inclui na conta as vendas de veículos e de material de construção) o e-commerce saltou de 6,8% em 2019, para 12,7% no ano passado.

Crescimento das vendas online na pandemia
Vendas online ganham protagonismo nos últimos dois anos

O valor do omnichannel neste momento

Notícias como essa só comprovam a tese que não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas offline. É preciso se adaptar para o digital de maneira inteligente, mesmo nos cenários mais tradicionais. Com o avanço do e-commerce, o chamado omnichannel (multicanalidade em português) possibilita um maior alcance de marca, mais vendas diretas, abrange mais perfis de consumidores e atende até a demanda do cliente comprar do conforto do lar. 

Movimento que também valoriza a loja física. No caso dos shopping centers, a compra já se tornou atualmente uma commodity, algo que já fez com que os shoppings se adaptassem para um modelo de centro de serviços, no qual o comprador passeia, se diverte, pode ir ao cinema, experimentar um restaurante diferente e ainda leva um presente.

A loja posiciona, agrega credibilidade, confiança e abrangência de marca. Enquanto na loja virtual o foco total é conversão de clientes. Por isso os especialistas atestam o D2C (do inglês, “Direct to Consumer”) como um dos principais aprendizados para o pós-pandemia. Existe a necessidade latente das empresas conhecerem cada vez mais seus consumidores, e a experiência de venda direta pode amadurecer muito o contato, estreitando a relação e dando uma visão mais ampla do mercado sem o viés do intermediário ou ambiente.

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Estratégias como a omnichannel não se tratam de uma concorrência entre um canal sobre o outro, como é o caso da loja física e da loja virtual. Mas sim da integração de possibilidades para alcançar mais clientes e conquistar o mercado. 

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Escrito por
Felipe Fagundes

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