Comece por aqui
Você já se perguntou os critérios utilizados pelo Google para ranquear os sites da primeira página?
Pois saiba que o maior buscador do mundo leva em conta uma série de fatores, e prioriza sites com boas práticas e determinadas palavras-chave conectadas à busca do usuário. Esse conjunto de práticas, técnicas e descritivas, é chamado de SEO (do inglês, Search Engine Optimization).
Em relação ao aspecto técnico (velocidade de carregamento do site, links e URLs, HTTPS/SSL), a própria Unbox garante para você. Quanto a isso fique tranquilo, e foque na performance das descrições e imagens da sua loja para arrasar na varredura dos robôs do Google.
Como funciona o SEO em lojas virtuais?
O SEO para lojas online reúne técnicas para fazer com que o seu produto seja encontrado mais facilmente. Isso acontece entendendo o seu potencial cliente, e cadastrando as palavras certas para que ele encontre sua marca.
Neste caso, a forma como você descreve as mercadorias pode ser responsável por alavancar as vendas do seu e-commerce.
Saiba para quem você está escrevendo
Uma das perguntas que você pode se fazer ao produzir o conteúdo da loja, principalmente em relação a descrição de produtos, é: para quem estou escrevendo?
O
estudo da persona da sua marca é importante para saber se o seu cliente aceita melhor uma linguagem mais informal ou, pelo contrário, se sente mais confiança em um produto quando a descrição é mais formal e refinada.
Para se ter um norte a respeito da persona, você pode consultar pessoas que já compraram e/ou são fãs da sua marca. Elas irão te ajudar a entender como o produto em questão é percebido pelo público. Depois de considerar esses pontos, você perceberá o melhor tom para se comunicar com futuros compradores.
Entregue o máximo de informação sobre os seus produtos
Todas as informações que dizem respeito às questões físicas e materiais do item são essenciais para mostrar como você oferece mercadorias de qualidade.
- Cores;
- Materiais utilizados;
- Dimensões de tamanhos (comprimento, largura e profundidade);
- Modo de uso;
- Cuidados especiais de manutenção e prazo de validade (se existir);
- Prazo de produção (quando a sua loja vende itens por encomenda);
- Prazo de envio (tempo de processamento do pedido em épocas de maior procura).
A leitura da descrição é o momento mais importante do cliente dentro da sua loja virtual, visto que nesta hora ele decidirá ou não pela compra. Já do aspecto de SEO, associar informações à descrição e título de produto tende a melhorar a busca do usuário no Google. Por exemplo, “camiseta de rock da banda Queen”, “chocolate vegano 70% cacau” e “barra energética banana com canela”.
Como aplicar técnicas de SEO na sua loja Unbox
Você pode iniciar a otimização para mecanismos de busca da sua loja sem muita dificuldade seguindo algumas das orientações abaixo.
Links e URL
Sites com o próprio domínio (loja.com.br) são mais responsivos aos mecanismos de busca e transmitem mais confiança e credibilidade à marca.
Uso de palavras-chave
É indispensável usar as palavras-chave que se relacionem com o seu produto e a sua marca em todas as páginas do site, mas principalmente nas descrições dos itens no catálogo.
Tamanho e qualidade do conteúdo
Os mecanismos de busca beneficiam as respostas mais eficientes para as perguntas dos usuários. Por isso, garanta que as primeiras linhas de conteúdo escrito no seu site respondam de forma prática e cativante os diferenciais dos seus produtos e da sua loja.Não escreva textos muito extensos e use emojis para facilitar a leitura em tópicos sempre que possível.
Nome dos arquivos
Embora possa parecer estranho quando descobrimos isso pela primeira vez, os mecanismos de busca também rastreiam as melhores respostas para os seus usuários através dos nomes dos arquivos em uma página.Se você for nomear a foto da camisa masculina preta, por exemplo, o nome do arquivo poderia ser camisa-preta-masculina-algodão-básica-marca.jpg.
Nomeie os arquivos de imagens e vídeos de seu site com maior riqueza de informações para garantir que a sua marca seja encontrada de forma mais rápida.
Otimização de imagens
Coloque mais de uma foto do produto sempre que possível, mas sempre em excelente qualidade. Você pode mostrar diferentes ângulos, variações de cor e tamanho e mostrar aquele item em contexto (um homem usando a camisa preta, por exemplo). Essas imagens ajudam o cliente a se enxergar usando o produto e são importantes para a experiência de compra.
Evite imagens pixeladas e/ou arquivos muito grandes (superiores a 5 MB).
Dica:
Acesse a aba de Personalização da sua Loja Unbox e desça até a seção de SEO. Preencha todos os campos disponíveis para melhorar o posicionamento da sua loja!