Como a Dobro triplicou suas vendas online na Black Friday com a Unbox

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Amanda Padilha
Como a Dobro triplicou suas vendas online na Black Friday com a Unbox

A Dobro é uma marca brasileira de barras veganas, funcionais e de proteínas que nasceu em 2017. Com a missão de trazer ao mercado produtos naturais que ajudassem as pessoas a se sentirem mais alimentadas e com energia, a marca teve o maior mês de vendas de sua história com a Black Friday de 2020.

Com alimentos gostosos, nutritivos e funcionais, processos sustentáveis e um firme compromisso com o impacto ambiental, a Dobro revolucionou a indústria brasileira através de seus produtos, transparência e inovação.

Nesse blog, você vai conhecer a marca Dobro e as estratégias que foram usadas para garantir que a Black Friday em 2020 registrasse o maior recorde de vendas desde seu lançamento.

Sobre a Dobro

 A Dobro nasceu quando seus fundadores, Victor Comper e Pedro Chuluck, perceberam a necessidade que tinham de realmente se alimentar de produtos que eles acreditassem.

Tradicionalmente, o brasileiro recorre a produtos com café para garantir energia durante o dia e resultados melhores na prática de exercícios e esportes. No entanto, a maioria dos alimentos funcionais e energéticos no mercado falhava em causar saciedade ou garantir a origem natural desses produtos.

Com a missão de tornar a indústria de alimentos mais transparente, sustentável e nutritiva, a Dobro associou tecnologia e inovação para trazer a disposição e a praticidade que o brasileiro precisa sem abrir mão dos ingredientes naturais.

“Ser natural não é uma característica, é o básico. Todos os produtos são naturais, mas cada um tem alguma inovação como diferencial”, explica Victor. “Como os nossos produtos são muito ligados ao esporte e à performance, é importante que eles sejam práticos e causem um impacto positivo nos hábitos.”

A Dobro traz em seu catálogo barras energéticas e proteicas em diferentes sabores e versões. Com a Black Friday de 2020, a marca lançou a sua proteína vegetal em pote depois de entender quais eram as principais necessidades de seus clientes.

“A gente tem um planejamento com a previsão do lançamento de cada produto, de cada linha. Mas, antes de olhar pro mercado, a gente sempre olha pros nossos clientes. Ouvir os consumidores antes de qualquer coisa para que as pessoas nos vejam como uma empresa totalmente humanizada”, reforça Victor.

Todos os produtos da Dobro são veganos, uma demanda cada vez mais forte dentro do mercado de alimentos. “Mesmo pessoas que não são veganas buscam alimentação natural quando falamos de qualidade de vida, de esporte e performance. As pessoas entendem que ingredientes melhores trazem resultados melhores”, ele completa.

O objetivo da marca é ser vista como uma empresa totalmente humanizada, comprometida com a mudança de hábitos para quem busca melhorias pessoais, sociais e ambientais.

As estratégias de Black Friday

A Dobro entendeu a Black Friday como uma possibilidade de mais pessoas conhecerem seus produtos e de retribuir com vantagens de compra quem já era cliente da marca. Eles buscaram entender o comportamento de seus consumidores e o que eles buscavam.

Cupons de desconto e frete grátis não foram as únicas estratégias usadas pela marca para atingir o triplo de vendas do mês anterior, em número de pedidos e de receita.

O lançamento de um novo produto trouxe mais visitas para a loja e fez com que mais pessoas quisessem aproveitar a data para experimentar novos hábitos de alimentação funcional.

Veja abaixo quais foram as ações que a Dobro fez para vender mais que na sua Black Friday anterior.

Cenário antes da Black Friday

Por causa da pandemia, o padrão de consumo do brasileiro mudou e as pessoas passaram a gastar menos em compras de produtos saudáveis. No entanto, as pesquisas mostravam que muitas pessoas estavam se organizando para comprar na Black Friday.

O Google projetava que essa seria uma Black Friday histórica e que 54% dos brasileiros pretendiam usar a data para fazer compras. A tendência de comportamento durante a pandemia também apontava que as pessoas pretendiam aproveitar para conhecer novas marcas.

A pesquisa divulgada antes da Black Friday também dizia que 40% das pessoas pretendiam comprar exclusivamente online e que 82% dos brasileiros iriam buscar mais informação na internet, independente do canal de compra.

A Dobro então viu que o seu público poderia explorar as oportunidades da data para buscar por produtos que incentivam uma melhor qualidade de vida. Com isso, entenderam que poderia ser uma oportunidade de apresentar um novo produto, seus potes de proteína, para quem busca energia e nutrição em uma alimentação natural e gostosa.

Planejamento para ter a melhor Black Friday da história

 A Dobro começou a planejar sua estratégia aproximadamente dois meses antes da Black Friday, a principal data de vendas para o mercado de e-commerce.

No início de outubro, eles fizeram um teste para ver como os seus clientes percebiam a gratuidade na entrega dos pedidos e viram que o tradicional “frete grátis” tinha uma boa aceitação do seu público. A vantagem do envio sem custos para quem fazia parte da comunidade #soudobro atraiu e impulsionou as vendas no período.

Com os resultados desse teste, entenderam que outras ações poderiam fazer para motivar que as pessoas que visitassem a loja também aproveitassem essa vantagem para conhecer mais produtos da marca de alimentação natural, nutritiva e funcional.

A decisão por retirar itens individuais do catálogo da loja durante a Black Friday e transformá-los em combos foi pensada para oferecer a oportunidade dos clientes experimentarem mais produtos da Dobro.

Além disso, os descontos progressivos e o brinde de uma camisa da marca em compras acima de um determinado valor incentivaram os clientes a aproveitar a data para conhecer todos os produtos da marca e, consequentemente, influenciar para que o ticket médio da loja online aumentasse no período.  

Colocando o plano da Black Friday em ação

Para garantir que quem já fazia parte da comunidade da marca soubesse antes sobre as vantagens da Black Friday, a Dobro disponibilizou uma página onde seus clientes se cadastraram para serem os primeiros a saber dos descontos, um mês antes da data.

Além de uma forte comunicação por email marketing, a marca fez a divulgação da Black Friday em seu perfil do Instagram, contou com o apoio de influenciadores e fez anúncios no Facebook e no Instagram.

No site da Dobro, também foi colocado um banner que destacava as vantagens e os combos feitos especificamente para a data e que já estavam disponíveis na loja online.

 

Resultado: recorde de vendas

 Com o apoio do time da Unbox e conhecimento aprofundado de seu público-alvo, a Dobro teve pico de acessos na loja online com o lançamento do pote de proteína, maior número de visitantes durante a semana da Black Week e o maior mês de vendas da história da marca.

Entre as conquistas para a marca com a Black Friday de 2020, o aumento do número de pedidos trouxe mais clientes qualificados. Não apenas para campanhas de remarketing, isso significa mais pessoas alinhadas à filosofia e ao propósito da Dobro.

“Eu acho que as pessoas já entendem que a Black Friday traz o frete grátis e o desconto, então o sucesso está no que você faz de diferente. Eu acredito que lançar um novo produto e aumentar o catálogo foi o nosso principal motivo de sucesso.”, avalia Victor.

Entre os clientes que aproveitaram as vantagens de Black Friday da Dobro, o número de novos clientes e clientes que já engajados foi muito próximo, o que para a marca é outro motivo de comemoração pois cada vez mais pessoas têm a oportunidade de dividir o mesmo propósito e dizer #soudobro.