Como o SEO ajuda a sua loja online a crescer e por onde começar

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Amanda Padilha
Como o SEO ajuda a sua loja online a crescer e por onde começar

Como acontece com sites e blogs, uma loja virtual é uma página que permite que você faça otimizações para aumentar o seu potencial de ser encontrado. Uma das estratégias mais recomendadas para isso é a otimização para mecanismos de busca mais conhecida como SEO (Search Engine Optimization).

O SEO para lojas online reúne técnicas para fazer com que o seu produto seja encontrado mais facilmente quando o seu potencial cliente buscar uma solução em sites de busca. A forma como você descreve as mercadorias pode ser responsável por alavancar as vendas do seu e-commerce.

É importante cuidar da otimização do conteúdo do seu site porque, caso o seu cliente chegue até a sua loja depois de uma busca, o SEO pode determinar como vai ser a primeira impressão que ele vai ter da sua marca.

Veja algumas recomendações para melhorar o SEO da sua loja virtual.

Como melhorar o SEO de uma loja virtual

Saiba para quem você está escrevendo 

Uma das perguntas que você pode se fazer quando for produzir o conteúdo da loja, principalmente quando estamos falando da descrição dos produtos disponíveis no seu catálogo, é: para quem estou escrevendo?

Conhecer quem é o público que compra no seu site é o primeiro passo para definir a melhor maneira de passar as informações na descrição da loja e seus itens.

O estudo da persona da sua marca é importante para saber se o seu cliente entende e aceita melhor uma linguagem mais informal ou, pelo contrário, se sente mais confiança em um produto quando a descrição é mais formal e refinada.

Para ter certeza de quem é o seu cliente ideal e qual é o melhor jeito de conversar com ele, você pode consultar pessoas que já se relacionam com o seu produto ou avaliar como gostaria de ser percebido pelo público que chegar ao seu site após uma busca.

Depois de considerar esses pontos, você vai saber o melhor tom para se comunicar com as pessoas que chegam à sua loja e vão conhecer a sua marca pela primeira vez.

 

Entregue o máximo de informação sobre os seus produtos

 

Na hora de descrever um produto na sua loja online, existem alguns pontos que não podem ser ignorados. Todas as informações que dizem respeito às questões físicas e materiais do item são essenciais para mostrar como você oferece mercadorias de qualidade.

·         Cores

·         Material usado

·         Dimensões de tamanhos (comprimento, largura e profundidade)

·         Modo de uso

·         Cuidados especiais de manutenção e prazo de validade (se existir)

·         Prazo de produção (quando a sua loja vende itens por encomenda)

·         Prazo de envio (tempo de processamento do pedido em épocas de maior procura)

O momento da leitura da descrição do produto é o momento mais importante do cliente dentro da sua loja virtual, já que esse é quando ele de fato decide pela compra. Por isso, é muito importante não economizar nas informações.

Quando acessamos um site e temos alguma dúvida, é comum que esse modelo de compra mais autônomo nos impulsione a resolver essa questão sozinhos. O cuidado com a descrição dos itens e com o seu processo de vendas é importante para oferecer a melhor experiência de compra.

Considere a navegação de quem está visitando a sua loja pela primeira vez e tente antecipar quais dúvidas poderiam interromper seu fluxo de compra. É importante também deixar o seu canal de dúvidas ou de contato o mais intuitivo possível.

Escreva as respostas pensando na pergunta

Um dos principais pontos de SEO para lojas é entender como é o padrão de busca das pessoas que poderiam se interessar pelo seu produto. Se alguém buscar por “camisa preta maculina”, por exemplo, quais seriam as principais soluções que o site de pesquisa mostraria para ela?

Na prática, a otimização de conteúdo para mecanismos de busca serve para garantir que, quando o “robô” de sites como Google e Bing fizer uma varredura por toda a internet, a sua loja traga a melhor resposta para um problema do usuário.

Na hora de descrever o seu produto, você deve se perguntar se essa descrição responderia às pesquisas do seu cliente.

Além disso, você deve usar as técnicas de SEO para garantir que o seu produto tenha uma melhor posição no ranking de respostas e que isso aumente a credibilidade da sua marca.

 

Como aplicar técnicas de SEO na sua loja

Você pode iniciar a otimização para mecanismos de busca da sua loja sem muita dificuldade seguindo algumas das orientações abaixo.

Links e URL

Sites com o próprio domínio (loja.com.br) são mais responsivos aos mecanismos de busca e, principalmente, transmitem mais confiança e credibilidade à sua marca.

Uso de palavras-chave

É indispensável usar as palavras-chave que se relacionem com o seu produto e a sua marca em todas as páginas do site, mas principalmente nas descrições dos itens no seu catálogo. Além disso, você pode usar os termos que são associados ao uso para o seu produto ser encontrado mais facilmente.

Tamanho e qualidade do conteúdo

Os mecanismos de busca beneficiam as respostas mais eficientes para as perguntas dos usuários que podem ter interesse em comprar na sua loja. Por isso, garanta que as primeiras linhas de conteúdo escrito no seu site respondam de forma prática e cativante os diferenciais dos seus produtos e da sua loja.

Não escreva textos muito extensos e use ícones para facilitar a leitura em tópicos sempre que possível.

Nome dos arquivos

Embora possa parecer estranho quando descobrimos isso pela primeira vez, os mecanismos de busca também rastreiam as melhores respostas para os seus usuários através dos nomes dos arquivos em uma página.

Se você for nomear a foto da camisa masculina preta, por exemplo, o nome do arquivo poderia ser camisa-preta-masculina-algodão-básica-marca.jpg.

Nomeie os arquivos de imagens e vídeos de seu site com maior riqueza de informações para garantir que a sua marca seja encontrada de forma mais rápida. Em muitos casos, a imagem do seu produto pode ser o principal convite para que um usuário conheça a sua marca, então capriche nos detalhes.

Otimização de imagens

Coloque mais de uma foto do produto sempre que possível, mas sempre em excelente qualidade. Você pode mostrar diferentes ângulos, variações de cor e tamanho e mostrar aquele item em contexto (um homem usando a camisa preta, por exemplo). Essas imagens ajudam o cliente a se enxergar usando o produto e são importantes para a experiência de compra.

 

Aproveite essas dicas para começar a cuidar do SEO da sua loja online e garantir que mais pessoas conheçam a sua marca. Qualquer dúvida, só deixar seu contato abaixo ou chamar no WhatsApp ou chat pelos botões ao lado.