Dia do Consumidor 2022: um sucesso de vendas online no seu primeiro semestre

Dia do Consumidor 2022: um sucesso de vendas online no seu primeiro semestre

O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma das grandes datas comerciais do e-commerce. Mesmo tendo origem no mercado norte americano, a data no Brasil possibilita uma excelente oportunidade. Após as férias de janeiro e as festividades de Carnaval, o mês de março é tido como volta à rotina para brasileiros, e também coincide com o retorno às aulas para colégio e universidades em geral. 

Nesse sentido, o comércio volta a aquecer para datas comemorativas mais populares como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outros. A aceitação tem sido tanta, em especial para vendas online, que o próprio Google tem chamado o Dia do Consumidor como a “Black Friday do primeiro semestre”. O volume de pesquisas tem aumentado exponencialmente nos últimos anos, assim como a intenção de compra e pedidos.

No texto de hoje trouxemos algumas dicas, ideias e oportunidades interessantes para que a sua loja bombe de vendas no Dia do Consumidor 2022. Afinal, a ação de vendas precisa ser boa o bastante para atrair os homenageados pela data! 

Se o Dia é do Consumidor, então ele é o foco!  

O mais importante é proporcionar uma ótima experiência de compra neste dia. Na Unbox sempre trazemos a importância de caprichar nos detalhes para fidelizar os seus clientes. Quem compra, se impressiona e aprova o produto, geralmente compra novamente. 

Prepare-se para mimar o homenageado no Dia do Consumidor. No Brasil, temos o hábito de sensibilizar o público em datas especiais - fazemos isso com mensagens, depoimentos, presentinhos, etc. Uma ideia é enviar uma dedicatória surpresa como agradecimento no envio dos produtos: mensagens escritas à mão e embalagens especiais dão um charme à experiência.

No quesito logística, garanta prazos de entrega e os estoques dos seus produtos. Pontos-chave para qualquer venda online ser um sucesso. 

Por se tratar de uma data comercial, e não um feriado, as marcas não se prendem ao dia para criar seus atrativos de vendas. É muito comum vermos ações do Dia do Consumidor em formato de semana de ofertas, ou até mesmo mês do consumidor, conforme a estratégia para potencializar as vendas.

Anuncie com antecedência para largar na frente da concorrência.

Baixe o Calendário Venda Mais 2022
Baixe o Calendário Venda Mais e planeje-se para as principais datas comerciais do ano!

Atenda aos pedidos do seu consumidor

Você tem estudado as necessidades da sua persona? Pesquisar os hábitos de consumo, anseios e opiniões do seu consumidor é o primeiro passo para uma promoção de sucesso. 

Tente perguntar, com antecedência, a percepção dos seus clientes. As redes sociais são uma ótima ferramenta para este tipo de interação, e você pode criar uma postagem questionando o tipo de promoção favorita, ou qual produto do seu estoque os seus seguidores almejam desconto. Abrir uma caixinha de respostas ou a seção de comentários costuma aumentar o engajamento nas suas redes sociais e trazer ótimas ideias. 

Se não souber como começar essa conversa, um bom ponto de partida é consultar as pesquisas. Um estudo do Google, divulgado pelo portal E-Commerce Brasil, perguntou ao comprador brasileiro as promoções mais interessantes para vendas online. Entre os benefícios, além do melhor preço, estão:


  • Promoção de Frete grátis (para 53% da amostra);
  • Condições de pagamento (para 15% da amostra);
  • Programa de fidelidade (para 12% da amostra); 
  • Cashback na compra (para 7% da amostra);
  • Garantia estendida (para 7% da amostra).

Contar com um ou mais pontos trazidos acima, e se possível um cupom de desconto, pode ser o diferencial que o seu futuro cliente está esperando para concretizar a compra. Outra ideia que costuma emplacar vendas no Dia do Consumidor é enviar mensagens para quem já comprou alguma coisa da sua loja no passado. A recompra é geralmente mais barata que a conquista de novos clientes.

Sua marca está pronta para vender no Dia do Consumidor? 

Que tal contar com o volume de vendas de duas Black Fridays no ano? O Dia do Consumidor tem esse potencial. Se a sua marca ainda não preparou nenhuma novidade, é hora de começar. 

O passo a passo para uma promoção de sucesso a Unbox já preparou para você e a sua loja. Clique aqui e relembre todos os pontos necessários para surpreender seus clientes.

Caso você ainda não conte com nenhuma solução de vendas para comercializar os seus produtos: não se desespere. A boa notícia é que com a Unbox é possível criar uma loja virtual em apenas 5 minutos, com um único cadastro e 15 dias gratuitos para testar a plataforma. 

Qualquer dúvida de como criar a sua conta na Unbox mesmo, é só chamar nos botões ao lado para falar com nosso chat e WhatsApp. Faça como mais de 3.000 lojistas de todo Brasil e conte com uma plataforma de vendas online completa para conquistar mais clientes.

Vamos começar a vender mais hoje mesmo?

Escrito por
Felipe Fagundes

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades e nosso Café com Unbox semanal ☕

Você também pode se interessar por: