Dia do Consumidor: dicas para aproveitar a data no seu calendário de vendas

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Felipe Fagundes
Marketing
Dia do Consumidor: dicas para aproveitar a data no seu calendário de vendas

Você tem notado, nos últimos anos, o crescimento de promoções e ofertas no Dia do Consumidor em março? 

Se a resposta for sim, saiba que a data está ganhando muita força no varejo, sobretudo o digital. Não à toa o próprio Google tem chamado o nosso 15 de março de a “Black Friday do primeiro semestre”. A maior rede de pesquisa do mundo também aponta aumento de pesquisas relacionadas ao tema desde 2017, comprovando o interesse de varejistas e consumidores em relação à data. 


Outro aspecto que contribui para o sucesso é a abrangência da data. Entre os meses de abril (tradicionalmente associado à Páscoa) e maio (que traz o Dia das Mães), o Dia do Consumidor favorece a divulgação de absolutamente todos os setores e produtos. 

Afinal, para quem as marcas devem preparar as suas melhores ofertas? Para o consumidor. 

E por se tratar de uma data comercial e não um feriado, as marcas aproveitam para estender a oportunidade. As campanhas e ações de Dia do Consumidor podem virar uma semana de ofertas, ou até mesmo mês do consumidor, conforme a estratégia para potencializar as vendas. 


Como na Unbox somos parceiros de boas ideias e sempre buscamos iniciativas para te ajudar a vender mais, preparamos uma série de dicas para você aproveitar o Dia do Consumidor que se aproxima. Anote aí e se planeje para vender mais! 

Dados do Google apontam crescimento do Dia do Consumidor




Mais do que nunca: seu consumidor no foco de cada ação

Prepare-se para mimar o homenageado do dia. Se tradicionalmente no Brasil estamos acostumados a sensibilizar o público em datas especiais (dia das mães e pais, Natal, etc.), no Dia do Consumidor um toque de personalização é sempre um diferencial. Uma ideia pode ser enviar brindes como agradecimento no envio dos produtos adquiridos: complementos à compra, mensagens escritas e embalagens especiais dão um charme à experiência. 

Outra ideia interessante é incentivar a recompra. Pesquise nas informações da sua loja os clientes mais fiéis e converse com eles. A lembrança da parceria é um estímulo autêntico para enviar um cupom de desconto ou novidades do catálogo. Como diria Isaac Asimov, “O dinheiro é o elogio mais sincero.", então valorize quem já interagiu e comprou na sua loja. 


Autenticidade é tudo nessa relação

Como em toda data comercial, os usuários estão esperando ofertas interessantes. Nada de “tudo pela metade do dobro” na sua campanha de Dia do Consumidor. Os compradores brasileiros estão atentos e cada vez mais maduros na hora de filtrar oportunidades, uma prova disso é a popularização de aplicativos e sites que efetuam a comparação de preços de determinados produtos online. Certamente você já leu ou ouviu a expressão “black fraude”, e uma ação enganosa pode acarretar em uma grave crise de imagem para a sua marca. 

Nesse sentido, o ideal é ser sempre transparente com o seu público. Evite descontos com dinâmicas mirabolantes ou prazos que não for capaz de cumprir. Interaja sempre de forma verdadeira e garanta uma experiência boa. Uma dica é apostar em influenciadores conectados a sua marca, afinal uma prova social, de consumidor para consumidor, tem tudo a ver com o contexto da data. 

Atenda as principais necessidades do seu público 

Como está a sua afinidade com a buyer persona ideal da sua marca? Ou em outras palavras, você sabe o que público almeja mais na hora de comprar? Vale um esforço no Dia do Consumidor para atender a esse desejo. 

Segundo pesquisa divulgada pelo E-commerce Brasil em 2020, o comprador brasileiro já revelou alguns dos principais diferenciais que leva em consideração antes de adquirir um produto pela internet. 

Entre os benefícios, além do melhor preço, estão: 


  • Frete grátis (para 53% da amostra)
  • Condições de pagamento (para 15% da amostra)
  • Programa de fidelidade (para 12% da amostra)
  • Cashback (para 7% da amostra)
  • Garantia estendida (para 7% da amostra)


Abordar um ou mais destes pontos garantirá o interesse da sua audiência. Entretanto, tão importante quanto atrair é entregar. Ao oferecer cupons e vantagens no Dia do Consumidor, trabalhe nos bastidores para garantir a entrega e a logística em cada venda, valorizando a experiência de compra. 

Para que estes e outros detalhes da jornada não sejam um entrave na sua ação, conte com a garantia de integrações da Unbox na sua loja, com ótimas condições de envio, valor de frete e métodos de pagamento seguros.


Gratidão gera gratidão: capriche no pós-venda

A relação de marca e cliente nunca acaba depois da transação de compra. Muito pelo contrário: tende a se fortalecer. Isso para marcas que trabalham um pós-venda eficiente, é claro. Garantir que o diálogo continue com o seu público é o primeiro passo para uma recompra ou recomendação no futuro. Aproveite a data do Dia do Consumidor para estreitar o relacionamento com conteúdos interessantes e que complementam o interesse do cliente. 

Mais que possibilitar a continuação da conversa, sua loja precisa estar preparada para trocas, dúvidas, informações de status do pedido e feedbacks. Tudo para que, passada a data, não perder o cliente de vista e agregar benefícios para os dois lados. Dois pontos são fundamentais para estabelecer uma relação interessante no pós-venda: atendimento humanizado e oportunidade de troca de feedbacks. 

A automação de marketing e mensagens são fundamentais para agregar profissionalismo para a sua marca online, mas esteja online para responder dúvidas e personalizar a resposta. E também proporcione a oportunidade para ouvir seus clientes: cada vez mais as pessoas estão carentes de troca de opiniões e feedbacks, garantir este espaço pode render uma conexão interessante e dicas de como evoluir seu produto. 


Sua loja está pronta para vender no Dia do Consumidor? 

Falta pouco para o dia 15 de março. Se a sua marca ainda não preparou nada, é hora de começar a se planejar. E se você ainda não tem uma loja virtual, a hora de agir é agora. A boa notícia é que na Unbox é possível criar uma loja virtual em menos de 5 minutos, com apenas um cadastro e ainda aproveitar os 15 dias gratuitos para testar nossa plataforma. Essa pode ser a solução para atender clientes de todo o Brasil e vender mais no Dia do Consumidor. 

Qualquer dúvida de como criar a sua loja virtual hoje mesmo, é só chamar a Unbox na aba Contato ou clicar nos botões ao lado para falar com nosso chat e WhatsApp. 

Vamos começar a vender mais hoje mesmo?