Semana do Brasil na sua loja online: saiba como vender mais em setembro.

Semana do Brasil na sua loja online: saiba como vender mais em setembro.

Você já ouviu falar na Black Friday Verde e Amarela? Pois ela existe, e vem movimentando o comércio online e offline nos últimos dois anos. Inspirada em outras datas que são fenômenos de vendas, a Semana do Brasil é uma iniciativa com parceria do Governo Federal para aquecer o mercado e incentivar a interação entre lojistas e consumidores no mês de setembro, em virtude da Comemoração da Independência do Brasil. 

A Semana do Brasil surgiu com um objetivo muito claro: aquecer o varejo nacional em setembro, mês que costuma apontar uma queda no consumo em relação aos outros meses do segundo semestre. Antes da Black Friday ser um sucesso por aqui, a segunda metade do ano era marcada apenas pelos Dias dos Pais, Dia das Crianças e Natal, deixando espaços para possibilidades nos demais meses. 

Como trouxemos em nosso calendário do segundo semestre, as datas comemorativas contam com apelo especial do consumidor brasileiro, e devem estar no radar de todas e todos os lojistas. Vamos agora entender como se preparar para vender mais na Semana do Brasil que se aproxima.

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O que é a Semana do Brasil

Criada em 2019, a Semana do Brasil é uma iniciativa da parceria do Governo Federal com o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV). O evento já conta com site e uma dinâmica que inclui tanto compradores, quanto lojistas. O portal se propõe a cadastrar lojas para divulgar promoções e aproximar clientes, que recebem cupons de desconto e as novidades dos vendedores durante o decorrer da semana.

Além do fomento das marcas cadastradas, a Semana do Brasil se propõe a divulgar a data e popularizar a ação de vendas no mercado local. Em 2020, no seu segundo ano, só o e-commerce brasileiro apontou um faturamento de R$ 2,3 bilhões, e um crescimento de cerca de 25% em relação ao mesmo período do ano passado.

Este ano a Semana do Brasil está programada para ocorrer entre os dias 2 e 12 de setembro. Com a evolução do e-commerce nos últimos meses e a flexibilização do comércio local, as expectativas são ainda maiores.

Preparando a sua loja virtual para as vendas

Agora que você sabe que a data está acelerando negócios há dois anos por todo país, chegou a planejar uma estratégia eficiente para aproveitar a oportunidade.

Anote as dicas abaixo para vender muito durante a Semana do Brasil! 

Definindo o objetivo

Estruturar a promoção na sua loja virtual é o grande ponto de partida, e existem aspectos que necessitam de atenção para prever riscos e garantir o sucesso da campanha. O primeiro, e muitas vezes ignorado, é definir um objetivo principal da ação de vendas no seu e-commerce. Lembre-se, vender mais não é exatamente um objetivo, deve-se ir além para criar uma estratégia mais eficiente. Algumas perguntas podem ajudar:

  • Desejo aumentar a receita da minha loja? Se a resposta for sim, é importante medir o impacto de caixa com descontos, por exemplo. O volume de vendas deve tracionar no período sem reduzir a receita.
  • Desejo melhorar a fidelidade dos meus clientes? Trabalhe a experiência do consumidor, a recompra de clientes na sua base e descontos progressivos. É uma estratégia de relacionamento de longo prazo. 
  • Desejo incentivar a entrada de novos compradores? Prepare-se para investir nos valores dos seus produtos e de marca, e talvez um incentivo na primeira compra caia bem.

Após definir o foco, continue o seu planejamento nos próximos passos. 

Delimitando o período

Como citado, a Semana do Brasil é um evento com data marcada. Entretanto, não existe nenhuma obrigatoriedade na condução da campanha por parte dos lojistas. Lembrando sempre que uma boa promoção tem início, meio e fim, estipule os dias do calendário no qual a sua loja estará envolvida na ação de vendas.

O pré-campanha, período que antecede a data estipulada, pode ser utilizado para o lançamento de teasers (prévias de marketing para chamar a atenção) nas suas redes sociais, preparação do público, estoque de produtos com preço especial. Ao longo da Semana do Brasil, devem ser comunicados os descontos, diferenciais de experiência e uso, além do engajamento dos clientes nas compras. E o fim, prazo limite para compras com condições especiais e análise de resultados.

Por mais que a atividade de análise da promoção seja trivial, é importante, no caso da Semana do Brasil, uma avaliação mais profunda das vendas e interação de clientes. Lembre-se que nos próximos meses teremos datas fortíssimas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, e o amadurecimento da sua loja é importante para ações futuras.

Planejando as ofertas

Descontos enchem os olhos do público, mas será mesmo que enchem o caixa? O impulso de possibilitar preços incríveis e sobressair à concorrência deve sempre ser calculado, evitando assim dores de cabeça futuras. Antes de mais nada é preciso avaliar três pontos: 

  • Mix de produtos e estoque: é indispensável ter total controle dos produtos à disposição e quantidade de unidades a serem vendidas. Com a gestão precisa você poderá criar promoções sem correr o risco de acabarem os estoques e/ou atrapalhar a experiência do cliente com atrasos ou trocas. 
  • Estimativa de vendas: após avaliar o estoque, faça um exercício de previsão de vendas. Coloque no papel o investimento de marketing e outras ações de divulgação, por fim estime quantas compras são necessárias para uma campanha de sucesso.
  • Progressão de descontos: o cálculo do valor do desconto ideal ocorre de acordo com a quantidade de produtos a serem vendidos. Para uma melhor visualização, acompanhe o exemplo abaixo.

Progressão de descontos: 
  • 2 a 5 produtos vendidos: até 10% de desconto;
  • 6 a 10 produtos vendidos: até 15% de desconto;
  • mais de 10 produtos vendidos: até 25% de desconto.

Retorno em receita: 

  • 1 unidade do mesmo produto no valor integral: R$ 25,00;
  • valor do produto com o desconto de 10% aplicado: R$ 22,50 cada;
  • valor do produto com o desconto de 15% aplicado: R$ 21,25 cada;
  • valor do produto com o desconto de 20% aplicado: R$ 20,00 cada.

Importante: o cálculo acima é só um exercício para facilitar a visualização dos efeitos da aplicação de descontos. Aplique a progressão dentro da realidade do seu produto, mercado e margem de lucro real.

Organizando a logística

Depois de uma experiência de compra bem-sucedida, é necessário completar o ciclo com uma entrega eficiente. Questões como prazo extrapolado, alto custo e complicações com o frete tendem a estressar os clientes. Porém, quando usado corretamente, o envio de produtos pode ser um aliado interessante na sua promoção. 

Em campanhas de vendas concorridas como Semana do Brasil e Black Friday, uma das vantagens que mais atraem clientes são as dinâmicas de frete. Apurado pela pesquisa de comportamento do consumidor, 65,5% dos entrevistados apontaram este ponto como um dos mais sensíveis na decisão de compra.

Na Unbox, possibilitamos todas as modalidades de frete para a sua loja virtual. Desde a retirada na loja, PAC e Sedex dos Correios, até o cadastro de transportadoras locais. 

Em caso de ações específicas, vale calcular a oportunidade de oferecer frete fixo para todas as regiões do Brasil, ou até mesmo arcar com os custos de envio em compras de ticket médio mais alto.

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Na plataforma da Unbox você consegue adequar cada uma das ideias citadas na sua loja. E com o apoio do nosso time de marketing nunca mais perde a oportunidade de aproveitar uma promoção com a sua marca.

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Escrito por
Felipe Fagundes

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