Vendendo com a sua marca

Vendendo com a sua marca

A Unbox reuniu os principais destaques das lives do nosso especial Sua Primeira Black Friday. 

Saiba quais foram as principais dicas para você vender com a sua marca nessa Black Friday.

Como começar a vender online?

Quem está começando a empreender com vendas online costuma contar muito com grupos no Facebook, perfis no Instagram e até listas de transmissão no Whatsapp. No entanto, ter a sua própria loja virtual é uma solução mais simples do que você pensa e pode ajudar muito a profissionalizar o seu negócio.

Ter uma loja online é uma excelente solução para:

  • Quem já tem uma marca física
  • Quem tem uma marca online, mas (ainda) não tem uma loja virtual 
  • Quem quer começar a empreender

Se você se encaixa em alguma dessas situações, veja abaixo como é simples vender online com sua própria marca:

Primeiros passos para criar a sua marca

Para você personalizar a sua loja e também publicar posts incríveis no seu Instagram, você precisa definir a sua identidade visual, ou seja, como será a cara da sua marca: quais são as suas cores? Quais fontes de texto você usa?  como você vai apresentar seus produtos?

Lembre-se que suas redes sociais servirão como vitrines para a sua loja, servindo principalmente para a exposição da marca. A gestão de vendas vai ser facilitada pela loja, mas o seu principal canal de atração de novos clientes será por canais que você já conversa com seu cliente, como o Facebook e Instagram.


Crie a sua loja virtual

Uma das principais vantagens de ter uma loja online é dar autonomia para o seu cliente realizar a compra a qualquer hora do dia, mesmo fora do habitual horário comercial entre 8h e 20h. 

Enquanto em uma loja física você costuma ter apenas um canal de vendas, vender online permite que você tenha  a facilidade de realizar novas vendas através do Instagram, Facebook, Whatsapp e, é claro, da sua própria loja.

Com uma loja virtual, você otimiza o tempo da venda, consegue instalar a sacolinha de compras nas suas redes sociais, melhorar a experiência do consumidor com a sua marca e passar mais tempo se dedicando ao que realmente importa, divulgando o seu negócio.


Divulgue o tempo todo

Trabalhar com e-commerce é fortalecer a credibilidade da sua marca constantemente. Para isso, você precisa dar atenção à divulgação do seu negócio. Você pode dividir bastidores, contar sobre os diferenciais do seu produto e como os seus clientes gostam de usá-lo, por exemplo.

Além disso, existem estratégias de engajamento que você pode utilizar para fortalecer a conexão com seus seguidores, como caixas de perguntas nos stories. Para atrair novos seguidores, invista em conteúdo compartilhável, como templates e vídeos rápidos no Reels.

Uma das alternativas para incentivar o crescimento da sua marca online e alcançar mais pessoas com o seu conteúdo é investir em tráfego pago. No entanto, é importante conhecer o perfil do seu cliente ideal para saber como atingir a sua persona com anúncios. 

Para garantir que que o lojista tenha o foco em construir a sua marca e se preocupe apenas em divulgá-la, a Unbox te ajuda com toda a parte tecnológica e de operação da sua gestão de vendas. O nosso objetivo é que você possa se dedicar a fortalecer a presença da sua marca e conquistar a confiança dos seus clientes.

Como funciona o pagamento

Com uma loja física, você mesmo precisa buscar a melhor opção de fornecedor para você ter a facilidade de uma maquininha para otimizar as vendas. A mesma coisa acontece em plataformas tradicionais de venda online, você escolhe e negocia com cada fornecedor.

Ao criar sua loja online com a Unbox, isso não é um problema. Aqui sua loja já nasce pronta para vender, já aceitando boletos e cartão de crédito.Por isso, é só criar e divulgar os seus produtos e as suas opções de pagamento. 

Obs: não se esqueça de definir quantas parcelas você quer oferecer :D

Como o dinheiro é repassado?

Dentro da própria loja, o seu cliente realiza a compra: coloca os produtos que deseja comprar no carrinho, endereço, escolhe o tipo de frete e já realiza o pagamento. Você não precisa se preocupar com integrações pois o dinheiro cai direto na sua conta virtual UnboxPay ao fim do período escolhido.

Logística

Mesmo quando se vende online, mas pelo Instagram ou Whatsapp, você perde certo tempo buscando informações a respeito do valor do frete, seja de um motoboy ou uma transportadora. Com a Unbox, você não precisa se preocupar mais com isso!

A sua loja Unbox já nasce integrada com as melhores opções de envio e com um frete até 50% mais barato, o que faz com o que o cliente já escolha o tipo de frete na hora da compra e você não tenha nenhuma preocupação, além de imprimir a etiqueta. 

Ou seja, você não precisa mais enfrentar filas para enviar seus produtos e garantir que o cliente receba tudo em perfeito estado, super rápido e ainda pagando mais barato por isso.

Dúvidas comuns na hora de empreender online

Existem muito detalhes em relação a empreender com e-commerce no Brasil que costumam deixar dúvidas em novos lojistas online. Veja a respostas para as principais dúvidas de quem deseja ter a sua própria loja online.

É preciso ter um CNPJ para ter uma loja online?

Não. Você pode criar uma loja online apenas com o seu CPF, se desejar.

Eu preciso ter estoque para criar a minha loja?

Não. Não é necessário, você pode até mesmo começar com pequenas unidades em estoque e sentir como é a busca por esse produto na sua loja antes de investir mais no negócio.

Além disso, você pode fazer o fluxo contrário: trabalhar sob demanda, com as vendas através de encomenda. Desde que você deixe claro o prazo necessário para produção, você consegue se organizar para entregar os produtos e criar um tipo de pré-venda.

Dica: a exclusividade é um forte gatilho de venda. Um produto exclusivo gera expectativa e o cliente passa a se sentir único com a experiência de ter um produto feito para ele.

É preciso estar em todas as redes sociais?

A resposta é: não! Você deve atender bem sempre. Se você só conseguir oferecer a melhor experiência pelo seu cliente em uma rede social, então mantenha o foco nela. Você deve estar nas redes sociais que os seus clientes estão. 

Saiba mais sobre como descobrir quem é a sua persona e como se conectar com ela aqui.

Como criar uma marca de sucesso?

Para ter uma marca de sucesso, primeiro você deve entender quais são os três pilares de uma marca forte:

Negócio

Como a sua marca funciona no dia a dia?

Esse ponto se relaciona à parte operacional do negócio. Desde o pré-atendimento ao pós-atendimento, sem deixar de lado o encantamento do consumidor com uma embalagem bacana ou uma mensagem carinhosa, por exemplo.

Como são os seus unboxings? Cuide da apresentação do pedido e de como o consumidor vai se sentir ao abrir a encomenda. Esse é um convite que o cliente faz para a sua marca entrar na casa dele, então aproveite a chance para encantar e criar conexão.

Marca

Como a sua marca se diferencia das outras?

Construção de marca, nesse ponto, deixa de ser apenas sobre a identidade visual e as estratégias de divulgação. A construção da sua marca passa a ser sobre ter um propósito forte e com impacto no mercado e na sociedade. 

Existe algum propósito que você queira abraçar que faça sentido com o seu negócio e a sua atuação? Como você ajuda as outras pessoas? 

Leve em consideração como a sua marca cria impacto social, ambiental e financeiro. Por exemplo: geração de empregos, tornar o conhecimento mais acessível a todos ou uso de produtos com responsabilidade ecológica.

No caso da Unbox, a gente empodera pequenos e médios empreendedores permitindo que eles vendam online com a própria marca e cresçam seus negócios.

Comunicação

Para garantir que a sua marca comunique credibilidade, qualidade, propósito e se conecte com os seus cliente, você pode fazer conteúdos com diferentes objetivos:

Conteúdo Transacional

Esse tipo de conteúdo quer atrair novos clientes, então costuma destacar as vantagens do produto de forma bastante comercial. 

São posts que buscam resultados a curto prazo para alcançar o maior número de novos consumidores da marca.

Conteúdo emocional

Nesse tipo de conteúdo, as publicações trazem maior apelo às necessidades do consumidor. 

Como o seu produto soluciona uma dor? Como o seu produto é a solução?

Essa é uma das maneiras de convencer o cliente de que a sua marca está sempre disposta a ajudá-lo com o que ele precisar.

Conteúdo de relacionamento e conexão

Umas maneiras de você criar uma proximidade com o seu cliente é reforçar o propósito da marca e mostrar como ele é também tem a ver com o cliente espera. Você pode compartilhar os seus valores internos para mostrar como vocês têm interesses em comum.

Para mostrar como a sua marca se posiciona e como você está impactando o mundo de forma positiva, é preciso manter uma comunicação coerente. Por isso,  avalie se o propósito da sua marca está aplicado à sua cultura organizacional, ao seu consumidor e como isso te diferencia dos concorrentes.

Dicas bônus: 

  • Produza vídeos e fotos para mostrar a sua marca de uma forma mais pessoal e criativa. Use a ferramenta Reels para fazer testes de qual tipo de conteúdo os seus clientes gostam mais.
  • Incentive o seu consumidor a ser um influenciador da sua marca. Capriche na experiência de unboxing para que seus clientes se tornem embaixadores dos seus produtos e te ajudem com conteúdo espontâneo.
  • Busque referências de marcas que você gosta do posicionamento, do estilo de publicação e de proximidade com o seu público. Só não vale copiar o que deu certo para outro negócio. Inspire-se para criar conteúdos mais eficientes para o seu público. 

Como profissionalizar o Instagram da sua marca?

As redes sociais são grandes incentivadoras do crescimento de novas marcas. Ela vão contribuir para divulgar a sua marca, atrair pessoas para a sua loja virtual e vender mais.

Para garantir que a sua loja online tenha uma forte presença no Instagram, no Facebook ou em outra rede social, divida a sua estratégia de marca em etapas. Dessa maneira, você facilita o seu planejamento de ações e foca em uma tarefa por vez.

 

Conheça o seu produto e o que você vende

Você é o principal embaixador da sua marca. Por isso, você deve saber todos os detalhes do seu produto e como ele pode ser usado na rotina.

A história do item, como ele pode ser uma solução versátil e bastante aproveitada, qualidade do material, o acabamento e a durabilidade são algumas características que podem ser destacadas na sua comunicação.

Lembre-se: as marcas que se destacam não vendem só um produto, elas vendem uma ideia, um conceito, algo realmente importante para o cliente.

Defina bem a sua marca

Agora que você conhece muito bem os principais diferenciais do que você quer vender, você precisa se fazer algumas perguntas para garantir que a sua marca se comunique efetivamente no Instagram:

  • Quais são as cores da sua marca?
  • Quais são as inspirações da sua marca?
  • Onde você quer chegar com a sua marca

Saber quem é sua persona ideal facilita muito nesse tópico, pois você tem uma visão mais determinada sobre como quer apresentar a sua marca. Por isso, é tão importante você se atentar aos seguintes pontos: Você já conhece a sua persona? O que ela busca nas redes sociais e como a sua marca se aproxima dela?

Profissionalize as suas redes sociais

O próximo passo é fazer uma conta comercial no Instagram e uma Página de negócio no Facebook para a sua marca. Ter uma conta comercial não é apenas ter a comunicação bem definida no feed, é também olhar para as suas métricas para entender melhor o seu público.

Com uma conta comercial, você consegue avaliar o melhor horário para publicações, o que o público mais gosta de ver no seu perfil, por exemplo, e saber como está o engajamento de cada publicação.

Não se esqueça de explorar cada rede social para experimentar diferentes formatos. Aproveite as ferramentas que estão tendo melhor entrega e alcance e faça testes para ter melhores resultados.

Dica: crie uma pasta no Pinterest com referências de logos, posts e outras referências com imagens que te agradam e que você acredita que poderiam ser adaptadas para comunicar todo o valor da sua marca e dos seus produtos. Você também pode aproveitar os templates do Canva para criar posts lindos.

Assista essas dicas para vender mais no perfil da Unbox.

Escrito por
Amanda Padilha

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