Comece por aqui
Com conta e biografia configuradas, chegou a hora de postar!
O primeiro passo é ter em mente que cada vez mais valorizamos a autenticidade, criatividade, verdade e espontaneidade nas redes sociais. O importante é não ter medo de começar, e acabar abandonando a divulgação da sua loja virtual.
Comece definindo um calendário de publicações, com os dias e as ideias de fotos e texto. Então, após definir a frequência e contexto dos conteúdos, parta para a criação, imagens e artes do seu produto.
Se tratando de vendas, temos algumas dicas que ajudarão a fisgar a atenção dos seus seguidores e favorecer seus produtos.
Título interessante para as publicações
Lembre-se de que a sua postagem está concorrendo com muito conteúdo online. E que, em média, cada pessoa fica menos de 2 segundos por postagem ao “zapear” na linha do tempo do Instagram.
Portanto capriche no título das suas publicações com intuito comercial. Use as famosas frases de efeito, com escrita simples e simpáticas ao público. Evite reflexões profundas, palavras longas e difíceis, deixe o raciocínio e explicações para a legenda da postagem. Se possível, sempre toque na dor que o produto resolve.
Gere desejo
É bem provável que os seguidores da sua página sejam fãs do seu produto ou da sua marca. Por exemplo, amantes da moda gostam de ver looks no Instagram. O mesmo ocorre para qualquer tipo de produto ou setor, como alimentos, esportes, fitness, etc.
Para gerar desejo, a dica mais objetiva é mostrar o produto na prática. Ou seja, solucionando o problema para o qual ele nasceu para resolver. Como a foto do coador da Luppi abaixo.
Outra dica para despertar o desejo é fotografar ou filmar experiências sensoriais. Ou seja, captar o produto em uso, em situações do dia a dia ou colocá-lo em um contexto comum aos clientes. Por exemplo “look de ir no mercado”, ou "tênis bom para corrida” ou “melhor lanchinho entre refeições”.
Linguagem humana
Nas redes sociais ter essa regra em mente é essencial. Carregue de calor humano, proximidade e use um vocabulário objetivo nas suas postagens. Isso facilitará o acesso de novos seguidores e interessados na sua marca.
Deixe o “tecniquês” para reuniões exclusivas, manuais de produto e dúvidas específicas.
Ative a urgência
Como contamos em nosso artigo de
Gatilhos Mentais, a urgência é um dos principais argumentos para vendas. Isso ocorre por duas razões:
- Se você possibilitar uma janela de tempo para o cliente efetuar a compra depois, esse “depois” pode não acontecer;
- Compra é emoção: sensibilize e facilite o caminho para o cliente tomar a decisão na hora que for impactado.
Tendo em vista estes dois fatores, procure criar publicações voltadas à compra com prazo de validade. Use datas, novidades ou preço especial em tempo limitado para garantir a adesão de seus seguidores. Fazer com que um usuário saia da rede social e faça o caminho até a sua loja virtual não é uma tarefa fácil, muitas vezes é necessário recompensá-lo.
Direcione para a compra
As chamadas para ação (ou na sigla CTA) não podem faltar nunca nas suas postagens de venda. Depois de caprichar na imagem, na chamada e no argumento de venda, finalize a sua postagem ou anúncio com um CTA poderoso. Afinal, depois de encantar o cliente com a solução, ele vai estar ansioso para a aquisição.
Um dos meios mais efetivos de direcionar para a compra é utilizar o link na bio do seu perfil. Foi assim que a expressão ficou tão famosa para usuários do Instagram. 😉
Estas são algumas das principais técnicas para postagens de vendas. Para mais dicas e aprender a engajar e interagir com o público, leia nosso guia:
Como criar conteúdos relevantes para as suas redes sociais.