Como criar conteúdos relevantes para as suas redes sociais.

Como criar conteúdos relevantes para as suas redes sociais.

Todos os dias, lojas e marcas compartilham conteúdo nas redes sociais buscando impactar e vender mais. Fazem isso porque compreendem o poder das redes para atrair a atenção de usuários e conquistar o interesse de mais pessoas. Com a enorme popularidade de Facebook, Instagram e outras, o público brasileiro usa estas plataformas para formar sua opinião e está cada vez mais próximo de marcas e influenciadores digitais. Não é à toa que hoje as redes sociais são o centro de qualquer estratégia de marketing.

Mas como as melhores páginas fazem isso todos os dias sem cair na mesmice? 

Para tudo nessa vida existe técnica e nós da Unbox vamos compartilhar algumas das melhores com você. Indo além de entender seu público e estratégia - conceitos básicos e importantíssimos na divulgação da sua loja virtual - hoje vamos mostrar dicas de como elaborar esse conteúdo, e o que tem funcionado muito bem em redes sociais. Em quatro grandes temas para você aprender: 

  • Gerar conexão real com seu público;
  • Aumentar a interação com seus seguidores;
  • Criar conteúdo compartilhável;
  • Conteúdos que te ajudam a vender pelas redes sociais.

Prepare-se para entender como os grandes perfis fazem para cativar o público e anote dicas para replicar sem medo na sua loja!

Como se conectar com o seu público em 4 passos

Foi-se o tempo que as pessoas atribuíam relevância a número de seguidores e likes. Hoje estamos todos em busca de conexões reais com as pessoas que seguimos, marcas que gostamos e páginas que acompanhamos. Tendo em vista essa mudança de comportamento, crie conteúdos que gerem autenticidade com as dicas: 

1 - Conte sua história

Toda marca de sucesso tem uma motivação muito maior do que apenas vender e ganhar dinheiro (pelo menos deveria). Utilize o seu perfil para contar a sua história, como surgiu a ideia de cada produto, desafios e conquistas que te levaram até o ponto que está hoje. Desde crianças somos estimulados a nos conectar com histórias, certamente alguém irá se identificar com a sua trajetória e fortalecer a conexão com a sua marca.

Se você se enquadra no seu público alvo, use isso a seu favor! Mostre para as pessoas que você resolve um problema melhor do que todo mundo, por que ele também é seu.

Conteúdos Relevantes - Conte sua História
Faça como a D.O.A. e diga de onde você é ou veio.

2 - Seja acessível

Redes sociais são baseadas em conversas. Sempre que alguém comentar, perguntar ou elogiar publicamente, interaja de volta o quanto antes. Mostrar-se acessível e resolver os problemas dos seus seguidores faz com que mais pessoas se sintam à vontade para interagir. 

Outra dica é estar atento sempre que uma publicação for ao ar. Separe alguns minutos para responder rápido os comentários e curtidas, dando continuidade à interação na página. Não se desmotive se no começo poucas pessoas comentarem algo, esteja presente que aos poucos a audiência vai perdendo a timidez.

3 - Use o bom humor

Não se trata de fazer piada o tempo todo, mas sim de ser receptivo, educado e divertido. Lembre-se que, no geral, as pessoas estão nas redes sociais em busca de entretenimento. Mesmo que o seu nicho seja mais técnico e sério, quebre o gelo com dicas e uma linguagem mais acessível. 

Comunicar-se com alto astral pode ser a saída para as pessoas se conectarem e entenderem o valor da mensagem que você está passando para elas.

Conteúdos Relevantes - Bom humor
No nosso perfil do Instagram estamos sempre dando ótimas dicas!

4 - Mostre que você é gente como a gente 

Cada vez mais estamos contestando fotos, perfis e vidas perfeitas nas redes sociais. As pessoas se identificam mesmo com a vida real, com a personalidade, os obstáculos e os aprendizados. Quando você compartilha os desafios e a sua dedicação, a sua rede valoriza muito mais as suas conquistas. Use e abuse de formatos como stories e vídeos para mostrar situações reais e como você está trabalhando para superá-las. 

A dica de mostrar-se vulnerável está intimamente ligada com o bom humor. Todo brasileiro passa por perrengues, dar a volta por cima é uma característica muito particular nossa e que aproxima as pessoas.

Conteúdos Relevantes - Bastidores
A Camaleo registrou todo ensaio da sua nova coleção!

Como aumentar a interação fazendo as perguntas certas

Vamos aos fatos: perfis com maior interação nas redes sociais são compartilhados com mais contas. 

Isso ocorre porque as redes sociais entendem que a participação dos usuários indica um conteúdo relevante. Para além do uso do algoritmo, garantir a interação possibilita uma série de dicas, percepções dos seus clientes e pode te ajudar a entender e criar conteúdos melhores para as suas redes sociais. Para isso, temos algumas sugestões de temas para gerar este diálogo, afinal as pessoas não falam sozinhas: elas precisam ser instigadas a participar da conversa. 

Postagens: Isso ou Aquilo

Provocar o leitor a pensar é uma ótima maneira de fazê-lo expressar sua opinião. Quando você coloca dois objetos (ou oportunidades) em perspectiva, ele reflete instintivamente e chega a uma conclusão própria. Se o leitor está certo da resposta, ele comenta com confiança. Se ficar em dúvida dos benefícios ou diferenças, ele usa a caixa de comentários para fazer uma pergunta. 

O grande desafio para essas publicações é encontrar uma comparação interessante. Uma boa ideia é apelar para perguntas como “o que você faria?” ou “qual escolheria no meu lugar?” para ativar a empatia do público.


O que você sempre quis saber, mas sempre teve vergonha de perguntar

Hoje as redes sociais contam com ferramentas que garantem a participação e engajamento  do público. Use as famosas caixinhas de pergunta ou mensagens diretas para tirar seu seguidor da zona de conforto. O objetivo aqui é comprovar a sua autoridade sobre o tema da sua marca, e de quebra descobrir dúvidas da sua audiência. 

A dinâmica é simples: você começa falando sobre um tema de maneira geral, e ao final do comentário convida o público a perguntar algo. Assim que as dúvidas chegarem, reforce a importância da participação e responda a questão tecnicamente, comprovando que é autoridade no assunto. 


Peça dicas e recomendações

Ninguém nasce especialista em tudo. Se estiver precisando de algo específico e quiser movimentar suas redes, pergunte. Assim como dividir sua vulnerabilidade ajuda a conectar, estimular a participação com dicas da audiência é super válido. 

Isso vale também para validar ideias e ações da sua marca. Certamente você já viu na sua timeline perguntas como: “vocês já compraram o presente de dia das mães este ano?”. São interações simples que aumentam o engajamento com o público.

Como criar conteúdo compartilhável nas suas redes sociais

Quem não acharia um máximo ver o conteúdo das suas redes sociais ser compartilhado por centenas de pessoas, virar “hit” ou trend? Afinal, bombar no perfil dos seus seguidores é o maior indicativo de sucesso para uma página comercial -  e pode gerar muitas vendas no final do dia!

Mas o que motiva alguém a compartilhar um conteúdo? Um estudo conduzido pelo The New York Times - Customer Insight Group em 2020 (link para a pesquisa) conversou com mais de 2.500 usuários ativos e descobriu 5 principais razões que levam as pessoas a divulgar a criação de marcas e influenciadores nas próprias páginas. Vamos a elas:

Autodefinição

As pessoas compartilham quando se sentem representadas por uma opinião ou ideia sobre algo que elas se importam. Ou seja, o tema é relevante para o usuário e a publicação acerta em cheio no cerne da questão. Também acontece com produtos e comportamentos que refletem a personalidade da pessoa - por exemplo: letras de músicas, roupas que usariam, comidas favoritas, etc.

Apoiar Causas

Mais de 80% dos entrevistados pela New York Times afirmam que compartilham conteúdos das causas que apoiam. Ou seja, fazem coro as ações que sustentam, como sustentabilidade, saúde, política, entretenimento, etc. Mais uma razão para a sua marca compartilhar os valores e estar antenada ao mundo ao seu redor.

Conteudos Relevantes - Apoie Causas
Dica da Manu: posicionamento gera identificação!

Pertencimento

Quem quer ficar de fora do assunto do momento? As pessoas tendem a compartilhar conteúdos as quais concordam quando uma pauta está em alta. É uma forma de se posicionar, apoiar causas e fazer parte de um grande debate.

Conexão

Cerca de 78% dos entrevistados compartilham conteúdos com o pretexto de se aproximarem de outras pessoas. Ou seja, lembram de alguém e resolvem trocar dicas, mensagens de carinho, produtos ou conteúdos para continuar a conversa. O famoso “marque um amigo que precisa saber disso”.

Influência

Os usuários emprestam a sua credibilidade para recomendar marcas, produtos ou serviços. Influenciam suas redes atestando a qualidade de conteúdos que aprovam, e fazem isso por interesse ou identificação.

Conteúdos Relevantes - Acredite no poder da Influência
Faça como aCorda e prove que as pessoas acreditam e usam sua marca.

Como criar conteúdos que ajudam a vender mais

Digamos que a sua página está no ar, tem diversos conteúdos interessantes, o seu público está conectado e há interação nas postagens. Com tudo isso, a sua marca está prontíssima para vender pelas redes sociais. 

Lembrando que você não precisa cumprir todos os pontos acima para começar a vender. É possível mesclar os conteúdos e soltar uma ou outra oferta de venda entre as comunicações da sua página. Portanto muita atenção aos pontos a seguir para fisgar a atenção de seguidores com ações de vendas interessantes, tirando o melhor proveito da sua comunicação nas redes sociais e entregando postagens legais.

Título interessante para as publicações

Um estudo da Microsoft revelou que a nossa capacidade de atenção ao celular é, em média, de 8 segundos. Menor que a de um peixinho dourado, que passa dos 9 segundos (😄). Ou seja, além de inúmeros estímulos que concorrem com o seu conteúdo na timeline, temos o desafio de fisgar a atenção do leitor rapidamente. 

É só lembrar da forma que “zapeamos” a timeline do Instagram, por exemplo. 

Portanto capriche no título das suas publicações com intuito comercial. Use as famosas frases de efeito, com escrita simples e simpáticas ao público. Evite reflexões profundas, palavras longas e difíceis, deixe o raciocínio e explicações para a legenda da postagem. Se possível, sempre toque na dor que o produto resolve.

Conteudos Relevantes - Use e abuse da criatividade.
Show de criatividade DaSenhora na comunicação dos seus produtos!

Gere desejo


Se você definiu a sua persona e está com a interação da página em dia, é sinal que conhece seu público e os compradores do seu produto. Estes passos são fundamentais para gerar desejo e preparar a oferta imperdível para eles. 

Alguns gatilhos podem ajudar a criar postagens interessantes: diga objetivamente o problema que o produto resolve (ex: o chocolate que alivia os sintomas da TPM), responda a perguntas feitas na sua caixinha (ex: como vocês me perguntaram ontem…”), instigue a curiosidade da audiência (ex: conteúdo altamente viciante), ou crie experiências sensoriais (ex: produto na prática).

Linguagem humana

Nas redes sociais ter essa regra em mente é essencial. Carregue de calor humano, proximidade e um vocabulário claro e objetivo nas suas postagens. Isso facilitará o acesso de novos seguidores e interessados na sua marca.

Deixe o “tecniquês” para reuniões exclusivas, manuais e dúvidas específicas. 

Ative a urgência

Como contamos em nosso artigo de Gatilhos Mentais, a urgência é um dos principais argumentos para vendas. Isso ocorre por duas razões:

  • Se você possibilitar uma janela de tempo para o cliente efetuar a compra depois, esse “depois” pode não ocorrer;
  • Compra é emoção: sensibilize e facilite o caminho para o cliente tomar a decisão na hora que for impactado.

Tendo em vista estes dois fatores, procure criar publicações voltadas à compra com prazo de validade. Use datas, novidades ou preço especial em tempo limitado para garantir a adesão de seus seguidores. Fazer com que um usuário saia da rede social e faça o caminho até a sua loja virtual não é uma tarefa fácil, muitas vezes é necessário recompensá-lo. 

Conteudos Relevantes - Dia dos Namorados
Datas comemorativas são ótimas para gerar urgência!

Direcione para a compra

As chamadas para ação (ou na sigla CTA) não podem faltar nunca nas suas postagens de venda. Depois de caprichar na imagem, na chamada e no argumento de venda, finalize a sua postagem ou anúncio com um CTA poderoso. Afinal, depois de encantar o cliente com a solução, ele vai estar ansioso para a aquisição.

Um dos meios mais efetivos de direcionar para a compra é utilizar o link na bio do seu perfil. Seja no Instagram, Facebook ou YouTube, revise nas suas Configurações de Página se o link da sua loja está ativo. Assim, depois de ser impactado, seu seguidor irá em busca da oferta no seu canal de vendas.

Uma loja incrível para combinar com o conteúdo das suas redes sociais

Dá trabalho crescer e manter uma rede social incrível. Agora imagine passar por tudo isso e chegar na hora da venda com uma loja virtual fora do ar? Esse mico pode frustrar a experiência dos seus clientes.

Esse é um risco que as empreendedoras e empreendedores que vendem pela Unbox não correm. 

A Unbox é uma plataforma de vendas que garante a estabilidade das lojas virtuais, que carrega rápido o catálogo de produtos e que valoriza os itens e a identidade visual da sua marca. Crie uma loja com a sua cara, fácil de customizar, vender e 100% integrada com as ferramentas de marketing do Facebook e Instagram. 

Basta 5 minutos para subir seus produtos e começar a vender com soluções de pagamento e frete funcionando. 

Entre em contato com nossos especialistas e tire suas dúvidas agora!