Divulgue a sua loja virtual e venda mais com a Unbox

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Felipe Fagundes
Marketing
Divulgue a sua loja virtual e venda mais com a Unbox

Após criar o e-commerce da sua marca você se pergunta: e agora qual o próximo passo para vender mais? Pode apostar, a resposta é divulgar a sua loja virtual

Com a popularização do comércio virtual entre consumidores brasileiros, que no primeiro trimestre de  2021 contabilizaram mais de R$ 78 milhões de reais em compras, marcas de todos os setores estão buscando alternativas para se destacar na internet. A verdade é que existem inúmeras formas de conquistar este espaço, inclusive competindo fora do digital. Gigantes como Magalu, OLX, Americanas e PicPay mantém até hoje seus investimentos em programas e comerciais de TV, por exemplo. Como você não tem o orçamento estratosférico destes gigantes, o marketing digital e as redes sociais oferecem muitas oportunidades para divulgação de marcas, atração de clientes e novos negócios de forma gratuita, ou com investimento super acessível. Esse formato é o mais recomendado para marcas novas, visto o custo/benefício e o grande potencial que o mundo online nos trás.

Neste artigo traremos dicas fundamentais para dar os primeiros passos na divulgação da sua loja virtual. Tudo de graça, fácil de aplicar e que você pode colocar em prática hoje mesmo.

Redes sociais: em quais delas devo divulgar minha marca

Ter uma estratégia para suas redes sociais não é mais um diferencial. Tornou-se uma necessidade para conversar com seus clientes e prospectar vendas, quase uma obrigação para qualquer empresa. Entretanto, estar presente ou ter um perfil, não é exatamente uma estratégia. É preciso entender como os usuários interagem e participar da conversa.

Com o sucesso das redes sociais, temos algumas opções disponíveis para a divulgação de marcas, e elas contam com as suas regras próprias e boas práticas. Para saber qual é a mais interessante para seu negócio e focar em qualidade, primeiro deve-se pensar na persona ideal. Conhecer o seu público e mapear comportamentos é a chave para entender se o seu público está no Facebook, Instagram, YouTube e outras.

Feito isso e com total entendimento da sua audiência, vamos para os pontos fortes das principais redes.

Facebook

O Facebook é a rede social mais popular no Brasil. Em 2020 a rede registrou mais de 130 milhões de usuários brasileiros, e retomou o posto como a mais utilizada em todo mundo: 2,7 bilhões de contas ativas (dados do relatório We Are Social e Hootsuite).

O sucesso do Facebook se dá pela versatilidade e abrangência da rede em relação aos seus concorrentes. O forte apelo para formação de comunidades (páginas e grupos), ferramentas de interação entre usuários, chat, conteúdo ao vivo e mercado próprio (estilo OLX), fazem da rede um ambiente completo para conectar pessoas de todo mundo - além de um ótimo ambiente para fechar negócios.  

Não se deixe levar pela falsa impressão de que o Facebook “está morrendo”, pois a rede segue lançando novidades e é, de longe, a melhor plataforma de anúncios pagos e inteligência de público.

WhatsApp

Quem não tem “Whats” está praticamente incomunicável. Para muitos brasileiros, o WhatsApp é a única plataforma de comunicação móvel - sendo que a maioria das operadoras já oferecem o uso do aplicativo gratuitamente em seus planos. Muita gente se informa, comunica, interage, compra e divulga informações através da ferramenta. Estima-se que cerca de 120 milhões de brasileiros acessam o WhatsApp diariamente. 

E mais, o próprio aplicativo avança a cada dia para o uso profissional. A partir do lançamento do WhatsApp Business, diversas funcionalidades facilitam a aproximação com os clientes, como mensagens automáticas, integrações com softwares e sites, e até entrega de relatórios e métricas.

Instagram

O Instagram é a quarta rede social mais popular no Brasil, em números. Segundo o mesmo apanhado da We Are Social, contamos com 95 milhões de usuários brasileiros em 2020, e apontando amplo crescimento da rede nos últimos 3 anos.

Três pontos fundamentais para o crescimento do Instagram no mercado brasileiro:

  1. Acerta em cheio ao trabalhar engajamento e novas ferramentas (filtros e edições de vídeos, Instagram Stories, IGTV e outros);
  2. O público reconhece a rede como a principal fonte de inspiração, comportamento e consumo de conteúdo de valor;
  3. Influenciadores de todos os tipos estão lá, o que favorece o diálogo e a descoberta de público!

YouTube

No recorte dos anos 2019 e 2020, o YouTube havia ultrapassado o Facebook como rede favorita dos brasileiros. Ainda muito forte, mas atualmente em terceiro lugar, contabiliza mais de 105 milhões de usuários vendo e compartilhando vídeos.

Por ter um modelo pautado essencialmente na produção de vídeos, o YouTube expandiu suas possibilidades com ferramentas de mensagens para a comunidade e cresceu muito com o volume de lives, sobretudo a partir do ano de 2019. É tida pelos usuários como a melhor plataforma para assistir e interagir com conteúdo ao vivo.

Também é excelente para a divulgação de marcas, conteúdos explicando funcionalidades de produtos, unboxings e guias interativos para seus clientes.

LinkedIn

Com 46 milhões de usuários ativos no Brasil, o LinkedIn é a sexta rede social mais popular. Apesar do foco voltado aos perfis profissionais, conexão de carreiras e recrutamento, a rede se aproxima a cada atualização das suas concorrentes voltadas ao entretenimento. Com um boom de usuários ativos após fevereiro de 2020 (em função da pandemia provocada pelo Coronavírus e crescente índice de desemprego), novas ferramentas estão sendo integradas para aumentar a retenção de usuários.

Muito popular entre empresas e profissionais com foco em B2B (empresas que vendem para empresas), a rede é uma ótima fonte de informações do mercado, “espiar” a concorrência e gerar conteúdo de valor e institucional para a sua empresa.

Completam a lista da We are Social de redes sociais mais populares: 

  • Facebook Messenger (ferramenta de mensagens do Facebook), em 5º lugar;
  • Pinterest (rede social de fotos e mural de referências), em 7º lugar;
  • Twitter (famoso miniblog que já fui um sucesso tremendo no Brasil), em 8º lugar;
  • TikTok (nova mania no Brasil, vem crescendo muito o número de usuários), em 9º;
  • Snapchat (aplicativo de compartilhamento de foto, teve seu auge em 2018), em 10º.

Dica da Unbox para lojistas:  

A Unbox não tem nenhuma relação com o Mark Zuckerberg, mas recomendamos que você aposte no Facebook, Instagram e WhatsApp para começar. As três são do mesmo grupo, e estão cada vez mais integradas e criando novas soluções que conversam entre si. Se ainda estiver em dúvida, comece pelo Instagram (que tem maior taxa de engajamento com os seguidores e ferramentas mais fáceis de usar), mas garanta uma conta no Facebook por questões técnicas, como a instalação do Pixel de anúncios

Divulgando o link da sua loja na bio das suas redes sociais

Por mais incrível que sua loja seja, os produtos não irão se vender sozinhos. Divulgar o endereço da loja virtual é imprescindível para que os clientes vejam, cliquem e se apaixonem pelos itens em estoque. Parece um conselho óbvio, mas uma bio/perfil completo faz a diferença na entrada de visitantes de qualquer site.

Divulgando o endereço da sua loja no Instagram

  

Uma bio completa e interessante

E tem mais, viu? Além do link certo para que seus seguidores acessem à loja, algumas informações são complementares e devem aparecer na sua biografia das redes sociais.

Nome de usuário fácil de falar e lembrar: quanto mais simples, curto e direto, melhor. Hoje em dia, com a popularidade das redes sociais, muitos perfis já ocupam as “@” óbvias, então a saída é completar com verbos associados à loja. Por exemplo: @useloja, @vistaloja, @sigaloja, @lojamodas, @lojacidade. 

Diga a que veio: evite frases complexas e filosóficas. Mais que encantar, a bio deve comunicar a sua essência. Muitas redes sociais contêm limitações de texto nesta etapa, portanto diga o que é, a transformação que faz e complete com alguma frase ou ideia que represente sua loja.  

Emojis: já fazem parte da nossa forma de escrever e de nos comunicarmos. Dê uma olhada na galeria de emojis do teclado do seu celular e associe um ou outro a sua loja, como uma marca registrada. Um gesto simples que gera identificação. 

Finalize com uma chamada para ação: provoque uma reação ao seu seguidor. Convide para conhecer a sua loja, experimentar seus produtos ou fazer parte da sua comunidade. Um CTA (call to action, em inglês) deve ser persuasivo e conectado com o seu conteúdo.

Não tenha medo de começar a criar seu próprio conteúdo

Foi-se o tempo de era “obrigatório” contar especialistas em comunicação, designers e agências para começar. Certamente esses profissionais agregam muito para a qualidade da comunicação, mas fotos caprichadas e um conteúdo com personalidade dão conta do recado. Cada vez mais valorizamos a autenticidade, criatividade, verdade e espontaneidade nas redes sociais. O importante é não ter medo de começar, e acabar abandonando a divulgação da sua loja virtual.

Comece definindo um calendário de publicações, com os dias, os temas e ideias de imagem e texto. Então, após definir a frequência e contexto dos conteúdos, parta para a criação, fotos e artes do seu produto. Se tratando da edição de imagens, a Unbox preparou um modelo de artes no Canva para você já começar arrasando nas artes para a timeline. O Canva é uma plataforma de design que permite criar, gratuitamente, modelos gráficos para as suas redes sociais, apresentações, pôsteres, e-mails e muito mais. A ferramenta reproduz as dinâmicas de criação de programas profissionais, como Photoshop, editores de vídeo, imagens e etc. No Link da Unbox, você já começa a partir de um projeto pré-pronto, inspirando sua criatividade e pulando etapas técnicas da criação de designs. 

Como usar os modelos Cana da Unbox
Clique na imagem para assistir nosso tutorial Canva.

Esteja pronto para vender e arrasar na divulgação da sua loja virtual

Na Unbox a sua loja virtual já nasce pronta para vender, e com este guia você dá os primeiros passos para arrasar nas redes sociais. Divulgar a sua loja com constância e conteúdos interessantes nos seus perfis garante tráfego para sua loja (visitantes), seguidores para a sua marca, prospecção de vendas e conexão com o seu público.

Com a loja no ar, a Unbox garante uma operação fácil do seu negócio e uma experiência incrível para seus usuários, enquanto você se volta para a divulgação e os pedidos dos seus clientes. Também conte com todo o suporte dos nossos especialistas para ter ideias incríveis de promoções, dicas de marketing e vender mais com ações pontuais.

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