Instagram Reels: a ferramenta que é destaque de alcance e interação

Instagram Reels: a ferramenta que é destaque de alcance e interação

O Instagram Reels vem ganhando protagonismo para quem usa a rede social.

Seja para influência, fins comerciais ou para dividir momentos com os amigos, a ferramenta de criação e compartilhamento de vídeos está em alta. 

Lançado oficialmente em 2020, o Reels é uma aposta do Instagram para atender a uma nova forma de consumir conteúdo: com vídeos curtos, na vertical, com muitas ferramentas para criação e dar asas à criatividade. 

A inspiração para o Reels não apareceu por acaso, afinal um dos principais concorrentes tem chamado cada vez mais atenção neste novo formato: o TikTok. A popularidade do rival não passou despercebida por Mark Zuckerberg, cofundador do Facebook e líder do Meta - grupo que controla o Instagram, Face e WhatsApp. Segundo o próprio Mark, "as pessoas têm muitas escolhas sobre como querem gastar seu tempo, e apps como o TikTok estão crescendo muito rapidamente. E é por isso que o nosso foco nos Reels é tão importante no longo prazo".

E mais que foco, o Instagram Reels tem se aperfeiçoado a cada dia. Atualmente, a rede está testando o formato em até 15 minutos, e reformulando a apresentação de vídeos em sua timeline. 

Com tantas novidades, veja agora detalhes sobre a ferramenta que tem movimentando criadores e seguidores, e de quebra leia dicas de como bombar no reels também!

Instagram Reels novidades
O Instagram Reels está com tudo em 2022!

O que é Instagram Reels

O Instagram Reels é a principal aposta da rede no momento, tanto para criadores, quanto para usuários. Como o próprio nome sugere (reels que do inglês significa “bobinas” ou "carretéis"), o formato de conteúdo é feito para ser consumido sequencialmente, fácil de interagir e passar para o próximo vídeo - como um fio. 

A ferramenta é uma resposta para a forma de consumo de conteúdo que é tendência. O modelo surgiu no Snapchat e evoluiu para o que hoje conhecemos como Story: postagens rápidas e focadas no aspecto visual - vídeo ou foto, com texto restrito. A grande sacada do TikTok foi incorporar ferramentas de edições mais interessantes, como filtros, músicas e otimizar os famosos virais, as tendências de conteúdo. 

Vendo o sucesso de interação e alcance do TikTok crescer pelo mundo, o Instagram elaborou o Reels com dinâmicas semelhantes, e o incorporou ao seu famoso algoritmo

Os reels se tornaram populares no Instagram - que é a rede favorita dos brasileiros nos últimos 4 anos. Com o Reels é possível produzir vídeos curtos utilizando um leque enorme de edição da própria ferramenta. Também é possível aproveitar projetos em outros aplicativos ou até mesmo em outras redes sociais concorrentes.

Músicas em alta, filtros populares, hashtags que estão bombando, tudo está disponível para o criador de conteúdo com poucos cliques.

Mudanças e o super alcance da ferramenta

É de praxe das redes sociais impulsionar o sucesso de novas ferramentas. Na prática, isso quer dizer propiciar um maior alcance quando o criador de conteúdo testa uma ferramenta. Foi assim com vídeos, postagens em carrossel, storys e agora com o Reels. 

A rede, propositalmente, entrega o conteúdo em Reels para mais contas que uma postagem normal no feed, gerando o senso de urgência para mais e mais pessoas aderirem à novidade. É assim que o uso da ferramenta bomba, e quem não aproveita a onda fica com a sensação de que o algoritmo está sabotando a sua entrega. 

Em 2022 teremos mudanças sensíveis em relação aos reels, veja as novidades anunciadas em abril:

Novidades anunciadas para o reels:
  • O espaço “vídeos” deixará de existir, reunindo os conteúdos em vídeos na aba Reels;
  • Conteúdos de até 15 minutos poderão ser editados, facilitando a criação de vídeos divertidos;
  • Lembrando que até recentemente o limite era de 1 minuto, agora serão 15 minutos;
  • As lives, quando publicadas na timeline, também serão reunidas em Reels.

Além de amadurecer o reels para concorrer com o TikTok, as mudanças impactam outro concorrente: o YouTube. A rede social de vídeos também disputa atenção dos usuários com o Instagram, justamente por contar com vídeos longos e mais elaborados. Ao incrementar o reels com mecanismos de edições, o Insta está inspirando criadores de conteúdo e marcas a ficarem na ferramenta.

Novidade Reels no Aplicativo
Imagens de divulgação do Instagram do novo Reels.

Dicas da Unbox para criar reels no Instagram

Agora que você sabe o básico, é hora de entender algumas convenções entre usuários e regras impostas pelo algoritmo que você deve conhecer. Mais que o aspecto técnico, se atentando a esses detalhes o seu conteúdo alcançará mais contas e encantar mais pessoas. 

Áudios, memes e dancinhas em alta:

Ao acessar a ferramenta de criação, você terá acesso aos efeitos, áudios e filtros populares. A seção “em alta” não está disponível por acaso, é uma indicação do que é tendência no momento. 

Já reparou que quando um filtro engraçadinho bomba diversas páginas replicam? Pois é. Acontece que esse senso de comunidade criado por uma trend (tendência) gera identificação e mais interações - as pessoas se reconhecem.

O mesmo ocorre com áudios. Utilize músicas, dublagens e sons em alta nos seus vídeos sempre que possível. Eles são identificados pelo ícone de seta para cima na tela do Reels e te ajudam a alcançar mais pessoas. Editar ou encenar a sua captação de vídeo no ritmo da música é uma ótima dica para aumentar a retenção do público.

Importante: não tenha vergonha de participar de uma trend e não fique com a sensação de que está copiando os conteúdos em alta. Para quem está começando isto é um impeditivo, mas na realidade a própria rede social incentiva o compartilhamento de conteúdos populares. Pode entrar na dança!

Melhor hora para postar reels:

Post na hora certa para pegar o público com o celular na mão! Se a sua conta é comercial, ela conta com o que chamamos de Instagram Insights. Através dessa ferramenta é possível descobrir os horários de pico dos seus seguidores e de pessoas com o perfil parecido! 

Sabendo disso, crie e organize-se para postar o seu Reels nestes intervalos. O primeiro passo é encantar as pessoas que já te seguem, a partir desse engajamento seu conteúdo chegará a mais contas!

As músicas que estão bombando:

Além de buscar na rede, existem algumas dicas para descobrir as músicas que estão bombando no reels. 

No próprio Instagram, acesse a seção Descobrir (é a lupa de busca na tela principal do aplicativo) e note os vídeos que estão maiores na tela. Este destaque não é por acaso, eles são mapeados pelo algoritmo como postagens de alto engajamento nos conteúdos de interesse do seu perfil. Note o áudio utilizado neste post. 

Outra maneira é utilizar um aplicativo parceiro do Instagram, o Spotify. O player de música mais famoso do mundo sabe muito bem fazer proveito dessa parceria e cria palavras-chave e playlists com o que está bombando no Insta. Na barra de busca do Spotify digite “Viral Hits” e veja as músicas que estão bombando no momento. Outra alternativa é pesquisar “reels” no player, aparecerão diversas listas, mas com a curadoria de usuários. 

Existem outras formas de encontrar músicas que estão bombando: acesse essa lista aqui.

Músicas em alta para o Reels
Playlist no Spotify com as músicas em alta.

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Escrito por
Felipe Fagundes

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