Como criar um site de vendas gratuito em 10 passos

Como criar um site de vendas gratuito em 10 passos

Ter um site de vendas, ou uma loja online, tornou-se essencial para quem trabalha com comércio ou pretende empreender. As maiores empresas do Brasil já perceberam a força do e-commerce nacional, e para quem está nos primeiros passos a internet tem se mostrado um canal poderoso, eficiente e barato para começar.

Se você faz parte do segundo grupo, criar um site de vendas é uma forma de você dar vida ao seu negócio próprio. A loja virtual é basicamente um endereço online para anunciar os seus produtos ou serviços, mas com o diferencial de contar com todo o sistema de pagamento (como o Pix ou cartão de crédito) e a logística de envio das suas encomendas (via Correios ou transportadoras). 

Neste artigo, mostraremos 10 passos fundamentais que você precisa percorrer na sua jornada como empreendedor online. Um passo a passo completo de como criar um site de vendas e ir se preparando para as particularidades do e-commerce. E é claro, ganhar graninha com as suas vendas!

Os 10 passos para começar a vender pela internet

Veja o que precisa aprender antes de criar seu site de vendas:

1 - Escolha um nicho de mercado e se especialize nele
2 - Determine seu público e aprenda a falar com ele
3 - Crie a marca da sua empresa
4 - Defina seus canais de vendas e como irá vender
5 - Monte sua loja virtual
6 - Registre um domínio online
7 - Personalize seu site de vendas com a sua identidade
8 - Configure os meios de pagamentos
9 - Configure sua logística de envios e frete
10 - Divulgue seus produtos online

Agora, vamos entrar em detalhes em cada um dos pontos para você começar a sua jornada.

1. Escolha seu nicho de mercado e se especialize nele

No Brasil, geralmente as pessoas começam a empreender por conta de um propósito. Seja para ganhar um dinheiro extra, para trabalhar com seu sonho de infância, por necessidade, ou alguma outra razão emocional. Portanto, comece fazendo este exercício: qual o seu propósito? 

A seguir, começa a etapa mais trabalhosa que é a da pesquisa de nicho. Muitos empreendedores de primeira viagem negligenciam a pesquisa por acreditarem muito no propósito. 

É preciso se envolver com o nicho de mercado, entender os produtos já disponíveis no mercado, quem compra, como eles interagem com as marcas e os seus hábitos de consumo. Aqui vale tudo, fazer networking com as marcas que já existem, vasculhar as redes sociais e buscar pesquisas especializadas do setor.

Também é preciso entender que não existe nenhuma fórmula mágica para os bons resultados. Mas sim, uma série de fatores que irão possibilitar que a sua empresa prospere. Depois de definir o seu propósito e nicho, coloque suas atividades e produtos favoritos no papel, e atente-se para os seguintes cenários:

Concorrência

Pesquise grandes empresas que você conhece e que dominam a produção dos seus produtos favoritos. Elas servirão de inspiração e para a reflexão se este mercado está saturado. Não tem problema em entrar em grandes meios (como é o caso da moda), desde que a sua empresa se proponha a fazer algo diferente ou a atender a um nicho específico (estilo, região, preço, comportamento, etc.).

Logística

Pense em como organizar seus produtos e estoque. Caso seja necessário um espaço físico, qual o trabalho e investimento você terá para a manutenção. Outro ponto importante de logística é o peso e meios de envio do seu produto. Se estiver começando na jornada de empreender, na Unbox recomendamos produtos com peso e dimensões compatíveis com os Correios.

Valor agregado

Itens artesanais ou de grande qualidade possibilitam um ticket médio alto e mais faturamento, entretanto são mais difíceis de comercializar. Itens com ticket médio mais baixo tendem a sair mais por impulso dos consumidores.

Frequência de consumo

Pense em quantas vezes você poderá vender para o mesmo cliente. Itens de consumo recorrentes são excelentes para a dinâmica ágil do e-commerce e favorecem a fidelização.

2. Determine seu público e aprenda a falar com ele

O próximo passo é entender quem é o seu público-alvo. Se você destinar o esforço necessário no passo anterior sobre o nicho de mercado, é provável que já tenha uma dimensão do público. 

Mas atenção: não confunda familiaridade com informação. Não é porque você tem afinidade com os produtos e as pessoas do seu nicho que a sua marca irá arrasar na comunicação e nas vendas. 

O  público-alvo é um grupo específico de indivíduos ou organizações a quem uma marca se dirige com suas campanhas de marketing e vendas. Ele é definido com base em características demográficas, comportamentais, geográficas e psicográficas. É um grupo de pessoas que é mais propenso a se interessar pelos produtos ou serviços que uma empresa ou marca oferece.

Para aprofundar a sua percepção sobre os consumidores, o ideal é desenvolver uma persona para a sua marca. Ou seja, uma representação fictícia do seu cliente ideal. Uma persona é composta de informações como nome, idade, gênero, renda, cargo, nível educacional, interesses, desafios e objetivos. 

Para entender todos os aspectos da criação de uma persona, acesse o guia passo a passo da Unbox.

Acesse o Guia de Persona da Unbox
Clique e acesse o Guia de Persona da Unbox

3. Crie a marca da sua empresa

Vencidas as etapas de que produtos vender e para quem vender, é chegada a hora de pensar a sua identidade. Para ter uma marca de sucesso, primeiro você deve entender quais são os três pilares de uma marca forte: negócio, identidade e comunicação. 

Toda marca ou empresa é única, mas nem todas têm personalidade. Avalie os três pontos a seguir e desenvolva os aspectos que vão gerar singularidade, identificação com o público e, que associados a bons produtos e atendimento, vão encantar as pessoas ao seu redor.

Negócio

Como a sua marca funciona no dia a dia? 

Esse ponto se relaciona à parte operacional do negócio. Desde o pré-atendimento ao pós-atendimento, sem deixar de lado o encantamento do consumidor com uma embalagem bacana ou uma mensagem carinhosa, por exemplo. Como você pode se diferenciar na rotina da sua empresa? 

Identidade

O que a sua marca tem, que ninguém mais tem?

A construção de marca leva em consideração desde a identidade visual, cores e imagens, até as estratégias de divulgação. É preciso ter um propósito forte e com impacto no mercado e na sociedade.

Existe algum propósito que você queira abraçar que faça sentido com o seu negócio e a sua atuação? Leve em consideração como a sua marca cria impacto social, ambiental e financeiro.

Comunicação

Como a sua marca toca e conversa com as pessoas? 

Antes de tudo, estabeleça a sua presença online. Crie suas contas nas redes sociais e outros canais de mídia. Afinal, é um site de vendas e precisa ser encontrado online. A partir daí, desenvolva um tom de voz e um jeito próprio de falar e divulgar seus produtos e diferenciais. 

Se quiser aprender tudo a respeito deste tópico, veja o nosso guia de como vender com a sua marca

4. Defina seus canais de vendas e como irá vender

Depois de decidir o setor, os produtos e o nome da sua marca, começam os testes. Quem está no início desta jornada costuma compartilhar o produto com amigos e familiares, em grupos no Facebook, vendendo pelo Instagram e WhatsApp. Tudo vai da sua imaginação.

Para este estágio, ferramentas como o Link PagEnvie da Unbox são uma ótima solução. Assim você pode agregar profissionalismo e segurança a sua marca, desde os primeiros dias.

Se tudo ocorrer como o esperado, é hora de partir para a profissionalização da sua marca. Neste momento, criar um site de vendas é uma decisão inteligente para agregar credibilidade.

Ter uma loja online é uma excelente solução para:

  • Quem já tem uma marca física vender mais;
  • Quem tem uma marca online, mas vende de forma informal e limitada;
  • Quem deseja começar a empreender de verdade!

Além do site próprio é interessante avaliar a presença em Marketplaces.

Muito populares no Brasil, o modelo de marketplaces chegou por aqui há quase 10 anos. São sites que atuam como um grande shopping center virtual, em que os lojistas disponibilizam seus produtos e a plataforma anuncia e possibilita a transação comercial.

É um canal a ser avaliado pela popularidade com o consumidor, e pode ajudar a alavancar vendas no começo. O ponto do marketplace são as altas taxas de comissão por venda. O mercado brasileiro, no geral, cobra acima de 15% por unidade comercializada, o que pode ser um risco para lojistas que dependem exclusivamente deste tipo de negócio.

5. Monte sua loja virtual

Se você optar por criar um site de vendas personalizado, seu e independente, então precisará de uma plataforma de e-commerce. 

Ao menos que você tenha experiência em desenvolvimento de sites para sistemas como Magento, Shopify, WooCommerce e outros, uma solução pode ser optar por plataformas como a Unbox. Ou seja, empresas que se propõem a entregar toda a tecnologia necessária para o empreendedor expor e divulgar seus produtos. 

No geral, todas as características necessárias para fechar negócio estão no pacote das plataformas de e-commerce: catálogo de produtos, personalização, meios de pagamento e frete. 

Na Unbox, associamos atendimento personalizado, soluções exclusivas como o Link PagEnvie e as melhores taxas de sucesso de vendas e envios. E para usar a plataforma não precisa saber de tecnologia, em menos de 5 minutos seu site de vendas está no ar, funcionando com envios via Correios e pronto para vender.

6. Registre um domínio online

O domínio é o nome pelo qual um site é localizado em pesquisas e nos navegadores de internet. Seu papel é identificar o site, funcionando como um registro fixo e, assim que comprado, exclusivo para uso. Toda página online obrigatoriamente conta com um domínio, mesmo que ela seja temporária ou esteja conectada a outro site. 

O ideal é que o domínio seja o mesmo nome do seu negócio ou, ao menos, uma forma fácil de identificar do que se trata. Isso porque esta é a maneira como os seus clientes irão te encontrar na internet.

Muito confundindo com o termo link ou URL, na verdade o conceito de domínio é mais amplo, podendo agregar contas de e-mails, certificados de segurança e outros serviços online. Um domínio pode agregar vários links, como meusite.com.br/loja, meusite.com.br/blog, meusite.com.br/equipe e por aí vai.

Se quiser seguir um passo a passo de como acertar em cheio no registro de um domínio, clique aqui e veja nosso guia completo.

 7. Personalize seu site de vendas com a sua identidade

Uma personalização cuidadosa do seu site de vendas tem o poder de atrair, reter e fidelizar seus clientes. 

Existem diversas razões pelas quais os consumidores se identificam com as marcas: preço, conveniência, variedade de produtos, experiência, valores da marca, organização e também bem-estar. O fato é que você compra mais e cria vínculo quando se sente bem.

Uma loja virtual bonita e organizada, com boas fotos e interface interessante, contribui para uma melhor navegabilidade do consumidor. Bem direcionado e contente no site, este usuário certamente encontrará os produtos que deseja com mais facilidade e realizará seus pedidos. São detalhes como estes que contribuem muito para a credibilidade do site e para o comprador se sentir mais seguro para efetuar as suas compras.

Paleta de cores e a identidade visual

A personalização da sua loja virtual precisa ter conexão com a sua marca. 

O logotipo deve estar presente, as fotos tem que conversar com a sua identidade e as cores que integram a loja também. Entretanto, quando tratamos da paleta de cores, é necessário levar alguns aspectos que vão além do gosto pessoal. 

É sempre interessante pesquisar tendências de design para fazer uma loja bonita. No mais, pense na experiência do seu público e como ele se identifica - caso ele siga uma linha clássica, o design da loja deve buscar cores neutras, uma aparência clean e foco nos detalhes. Já para marcas que se conectam com o público jovem, vale apostar em cores alegres, imagens dinâmicas que comuniquem movimento e autenticidade.

Banners e imagens

Banners são um formato de imagem muito comum para trazer destaques, chamar a atenção e dar um toque especial na personalização da sua loja virtual. Geralmente, em e-commerces, estão situados no topo do site, abrindo alas para os produtos, menus e categorias disponíveis ao usuário.

Mais que o apelo estético, os banners podem trazer informações relevantes como diferenciais de preço, promoções temporárias, lançamentos, destaque em produtos e condições de pagamento. As oportunidades são infinitas.

8. Configure os meios de pagamento

Meios de pagamentos são um dos pontos sensíveis na criação de um site de vendas. 

Com a loja virtual pronta, o desafio é começar a vender está associado com uma boa experiência de compra. Depois de encantar os clientes com seus produtos, a hora do pagamento precisa ser segura e contar com um processo à prova de desconfiança. 

No comércio local é papel do lojista buscar a melhor opção de fornecedor e contratar uma maquininha de cartão de crédito para suas vendas, por exemplo. A mesma coisa ocorre na loja online, cada plataforma está associada a um sistema. 

Ao criar sua loja virtual com a Unbox, isso não é um problema. Graças ao sistema UnboxPay, a loja nasce pronta para vender, aceitando Pix, boletos e cartão de crédito, inclusive com a opção de parcelamento. A nossa integração garante um sistema antifraude, que aprova o pagamento do pedido antes de acionar o lojista para o envio do produto.

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9. Configure sua logística de envios e frete

O método de envio, ou o popular frete, é um dos fatores mais importantes na hora de criar seu site de vendas pela internet.

Determinante desde o momento da compra, até a chegada do produto na casa do cliente, proporcionar um processo tranquilo é papel do vendedor ou da loja virtual. Isso porque disponibilizar opções de entrega, cumprir prazos e garantir a transparência de todo o percurso da mercadoria contam pontos valiosos para a sua marca.

Temos duas grandes particularidades no mercado de frete do e-commerce nacional. A primeira delas é a presença dos Correios, a tradicional empresa brasileira de distribuição de cargas e correspondências que serve de referência para a atuação do setor. A segunda são as modalidades de Frete Econômico e Frete Expresso, as quais os Correios e as transportadoras nacionais sugerem produtos a partir da velocidade de entrega, nível de fragilidade e área de abrangência. 

Se você optar por uma plataforma de e-commerce, é praxe no mercado a integração dos Correios, ou então a opção de uma ou outra transportadora, dependendo da solução escolhida. 

Na Unbox, oferecemos uma negociação personalizada com os Correios, com cotação de até 50% mais barata para todo o Brasil. Saiba mais abaixo. 

10. Divulgue seus produtos online

Se você cumpriu todos os 9 passos anteriores, então seu site de vendas está no ar e pronto para vender. Com tudo funcionando só faltará um detalhe: atrair visitantes e convertê-los em compradores. 

Se tratando de uma loja virtual, faz todo o sentido investir em marketing digital. Atualmente, as redes sociais estão no centro do comportamento do consumidor online. Redes sociais como o Instagram, TikTok, YouTube e Facebook são os principais aplicativos e onde os brasileiros passam mais tempo online. 

As redes sociais permitem que a sua marca alcance mais pessoas através dos seguidores, além da criação de anúncios. Lá, também é possível realizar parcerias com outras marcas, influenciadores e empresas para expandir sua base de clientes e aumentar a exposição de sua marca.

Na Unbox você conta com um time de sucesso do cliente para ajudar com as suas divulgações, promoções e estratégias de marketing. Além de muito conteúdo específico, disponível no Checklist Venda Mais, e aqui mesmo, no blog Venda Mais. 

Recomendamos que você siga o nosso Instagram, com conteúdos diários sobre e-commerce e vendas online.

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Então prepare seu estoque, suas redes sociais e conte com a Unbox. Uma plataforma de vendas completa que unificou vendas online, pagamentos e logística de envio para você. Ou seja, é mais fácil vender, tem menos taxas e é mais barato despachar seus produtos para todo o Brasil. 

Com a Ubox, você consegue adequar as suas estratégias e vender todos os seus produtos sem mensalidade e entregando mais barato via Correios para todo o Brasil. 

Além das soluções exclusivas, na Unbox você conta com todo o suporte do nosso time de especialistas pelo WhatsApp. Assim pode pensar estratégias e tirar o melhor do seu e-commerce neste 2023! 

Lembrando que na Unbox você cria uma loja virtual em cinco minutos, com opções de pagamento, logística pronta para envio e 100% segura. Nosso Painel garante total gestão de pedidos e possibilita ao lojista mais autonomia na personalização da loja e criação de cupons e promoções.

Escrito por
Felipe Fagundes

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