Dia das Mães no e-commerce: dicas de como vender mais online em 2022

Dia das Mães no e-commerce: dicas de como vender mais online em 2022

Sucesso absoluto no varejo local, o Dia das Mães no e-commerce também tem se mostrado uma grande oportunidade para lojistas online.

Por aqui, temos o hábito de presentear pessoas de que gostamos, e com as mamães não seria diferente. Nichos relacionados à floricultura, decoração, eletrônicos e moda e acessórios puxam a fila, mas a data tem quebrado paradigmas desde 2020. No ano em questão, as vendas no ambiente online saltaram de R$ 2,78 bilhões de reais para mais que o dobro (117%), totalizando R$ 6,02 bilhões (fonte: E-commerce Brasil). O fenômeno atribuído à pandemia do coronavírus se manteve ano passado, e o valor transacionado em lojas virtuais bateu os R$6,4 bilhões no Dia das Mães de 2021. 

E 2022 tem tudo para continuar sendo o ano do Dia das Mães no e-commerce. Como toda data especial, aproveitar a oportunidade demanda trabalho para os lojistas e hoje trouxemos dicas para você arrasar e garantir o sorriso das mamães até o dia 8 de maio. Continue lendo. 

O sucesso do Dia das Mães no E-commerce

Como citamos anteriormente, o retrospecto do Dia das Mães no e-commerce empolga. Com o alto volume de vendas, é interessante avaliar alguns aspectos antes de começar a anunciar na data. 

O primeiro ponto a se levar em conta é que antes de serem mães, elas são mulheres. Detalhe que impacta o comportamento de consumo como um todo. Segundo a Neotrust, em 2021 o faturamento de R$ 6 bilhões foi composto 52% por mulheres, porém a diferença é chocante quando tratamos a intenção de compra por setores. Veja abaixo:

Comportamento Dia das Mães 2021

Interpretando o gráfico, temos informações importantes.

O setor de beleza é amplamente dominado pelo público feminino, portanto se este for o seu nicho invista em uma campanha que converse com mulheres. Ao mesmo tempo que eletrodomésticos e informática apresenta ampla vantagem masculina. Neste caso, envolva sua ação de vendas do aspecto mais maternal ou familiar. 

Dados que nos levam à etapa fundamental antes de qualquer promoção:

Atenda aos pedidos da sua consumidora

Você tem estudado as necessidades da sua persona? Pesquisar os hábitos de consumo, anseios e opiniões do seu consumidor é o primeiro passo para uma promoção de sucesso. Relembre passos importantes com a Unbox clicando aqui

Tente perguntar com antecedência, e a partir de hoje se possível, a opinião dos seus clientes. As redes sociais são uma ótima ferramenta para este tipo de interação, e você pode criar uma postagem questionando o tipo de promoção favorita, ou qual produto do seu estoque os seus seguidores almejam desconto. Abrir uma caixinha de respostas ou a seção de comentários costuma aumentar o engajamento nas suas redes sociais e trazer ótimas ideias.

Use e abuse de todos os seus canais de contatos com seguidores. Veja mais dicas nas redes

Dicas de ações para vender mais online

Além do sucesso natural da data, outro fator costuma atrair clientes para o e-commerce: o chamado Dia do Frete Grátis. A data, muito popular em mercados como Estados Unidos e China, é celebrada no 28 de abril, justamente para movimentar transações no período. 

Aqui na Unbox entramos na onda, e todos os nossos lojistas contarão com a vantagem de Frete Grátis de 25 de abril até 9 de maio de 2022. É uma excelente oportunidade de abrir seu negócio online já com este diferencial de vendas.

O que é tendência no Dia das Mães do e-commerce

Diferente de Natal, Black Friday, Dia do Consumidor e outros, nesta data alguns setores costumam disparar em procura e conversão. Atenção para os nichos que não podem ficar de fora do Dia das Mães:

  • Alimentos e Produtos Naturais
  • Bebidas
  • Moda e Acessórios (entre os mais vendidos em 2021)
  • Livrarias
  • Maquiagens
  • Sapatos femininos
  • Jóias e Acessórios (entre os mais vendidos em 2021)
  • Casa
  • Saúde e Bem-estar
  • Eletrodomésticos e eletroeletrônicos (mais vendidos em 2021)
  • Vinhos e Bebidas Alcoólicas

Se você já é lojista Unbox de um desses setores, ou está se preparando para ser, tenha em vista que o Dia das Mães movimentará as buscas por produtos a partir da segunda quinzena de abril. Esteja com tudo pronto!

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Divulgue suas ações com marketing digital

Com a proximidade de datas comemorativas, passamos a ver muitos anúncios e publicações específicas nas redes sociais. Se você está no e-commerce e oferece uma experiência totalmente digital, faz todo sentido investir em atrativos para o público que está online. 

Você querendo ou não, seus concorrentes estarão anunciando na data - e isso vale para absolutamente todos os setores. Neste cenário, aconselhamos o uso das redes sociais, anúncios no Google e o disparo de e-mails para impactar seus clientes. O potencial de alcance orgânico (ou seja, apenas com publicações, sem anúncios), é uma estratégia de envolvimento a longo prazo, enquanto o tráfego pago (anúncios) funciona melhor no curto prazo ou com objetivo e data delimitada - como ocorre na Black Friday. 

Uma solução potente para impulsionar o alcance da sua promoção no Instagram é criar alguns Reels - a ferramenta favorita da rede este ano. Saiba mais e descubra dicas no guia de Reels da Unbox, clicando aqui.

Caso não tenha familiaridade com o processo, esta é mais uma vantagem de planejar com antecedência. Pois ainda dá tempo de buscar um especialista. O time da Unbox está a um chat de distância para tirar as suas dúvidas e dar uma consultoria sobre o assunto.

Preço promocional de produtos

A internet é repleta de oportunidades. Ou seja, muitos consumidores não medem esforços na hora de pesquisar o melhor preço. Muitas vezes, com tantas opções disponíveis online, o que acaba influenciando a compra é o valor final do produto.

Além da estratégia de desconto no valor (e cuidado para não perder muita margem), outro ponto sensível na promoção de preço é a credibilidade da loja e marca. Nem sempre descontos mirabolantes e porcentagens OFF são bem recebidas pelos consumidores. Monitore o mercado, mas não faça qualquer negócio

Para não errar, acesse o artigo atualizado de promoções no e-commerce clicando aqui.

Sempre que optar por uma estratégia de desconto e preço, preocupe-se em estabelecer um contexto favorável e que justifique. Já falamos que o Dia das Mães no E-commerce tem um apelo emocional, mas é possível explorar também: últimas unidades do estoque, última oportunidade antes de subida de preço, lançamentos e novas coleções, desconto para clientes fiéis, entre outros.

Cupons de desconto para vendas online

Uma excelente forma de encantar públicos específicos em um determinado período. 

A compra por cupom é uma alternativa segura para medir o engajamento do Dia das Mães. Por exigir o envolvimento ativo do cliente (no caso, o ato de inserir o cupom na hora da compra), esta modalidade permite comprovar a efetividade de e-mails, parcerias com influenciadores, anúncios em redes sociais e demais frentes. 

Tudo começa com o contato personalizado: você prepara a sua ação de Dia das Mães, leva o visitante até o site e comprova a jornada de compra no uso do cupom.

Outra estratégia interessante para cupons é oferecer desconto na primeira compra, cadastro na loja ou indicação de clientes, proporcionando uma recompensa por interagir pela primeira vez. A ação pode chamar a atenção de mais pessoas, com mais indicações por parte dos clientes e possíveis recompras.

A Unbox é a sua solução de vendas online

Pensada para você vender mais, a Unbox facilita todas as suas tarefas no e-commerce: organize seus produtos, divulgue suas ações nas redes sociais, venda com frete grátis no Dia das Mães e muito mais. A Unbox faz o papel de Mãe e cuida de tudo para que a sua marca esteja sempre focada em vender. 

Começar é mais fácil do que você imagina: é possível criar uma loja virtual em apenas 5 minutos, com um único cadastro e 15 dias gratuitos para testar a plataforma. 

Qualquer dúvida de como criar a sua conta na Unbox é só chamar nos botões ao lado para falar com nosso atendimento via chat e WhatsApp. Faça como mais de 5.000 lojistas de todo Brasil e conte com uma plataforma de vendas online completa para conquistar mais clientes.

Escrito por
Felipe Fagundes

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