Tráfego para e-commerce: como atrair mais visitantes para sua loja de graça

Tráfego para e-commerce: como atrair mais visitantes para sua loja de graça

Garantir um bom tráfego para seu e-commerce, ou melhor, atrair visitantes até o seu site, é uma das principais dúvidas para lojistas que vendem online. 

Primeiro é preciso entender o conceito de que são os visitantes que geram carrinho de compras, e por fim os pedidos na loja. O entendimento do papel desse tráfego para e-commerce é fundamental para que o lojista possa tirar o melhor do varejo online: as vendas 24 horas, de qualquer lugar do Brasil, sem a necessidade de interação individual com os clientes. 

Para isso, basta fazer um paralelo com uma loja tradicional. O seu site nada mais é do que o endereço da sua marca. Para aumentar o movimento e fazer com que mais clientes entrem e comprem a sua marca precisa estar bem localizada, contar com uma comunicação interessante e ser indicada pelas pessoas do bairro e da cidade. 

No mundo das vendas online todos esses paralelos existem, e neste artigo vamos mostrar estratégias que funcionam e são gratuitas para gerar tráfego para seu e-commerce. 

O que é tráfego para e-commerce?

Antes de entender como atrair, é importante saber o que significa. O tráfego para e-commerce nada mais é que o número de pessoas que acessam o seu site. 

Usando o exemplo da loja tradicional, uma visita corresponde ao cliente que entrou para dar uma olhadinha. Geralmente esse visitante passa pelos produtos, avalia os preços e confere as qualidades da marca. Até a compra pode ser uma longa jornada, mas ainda assim o dado de visitas, ou tráfego, é muito importante para a relevância do seu site. 

A ferramenta mais confiável para medição de visitantes e tráfego do seu e-commerce é o Google Analytics. Veja no guia da Unbox o passo a passo para instalar no seu site

Logicamente, quanto mais pessoas acessarem a sua loja, melhor o seu tráfego e maiores as chances de realizar vendas. Seja por impulso ou pelo fato da mesma pessoa acessar por diversas vezes.

Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

Existem diversas maneiras de atrair tráfego para o seu e-commerce. Uma delas, por exemplo, é investir em anúncios para o Google colocar o seu site como primeiro nas buscas e pesquisas. 

Estratégias como esta, na qual exigem investimento por parte do administrador do site, chamamos de Tráfego Pago

Como a concorrência, volume de buscas e consumo online aumentaram significativamente nos últimos anos, empresas de todo o mundo investem em patrocínio para impulsionar o alcance. Pagando plataformas como Google e as redes sociais, os usuários recebem cada vez mais anúncios em suas telas, com o objetivo de conquistar cliques. O método é utilizado por empresas de todos os tamanhos e setores, e a sua configuração é ampla e precisa (dependendo do investimento). 

A vantagem dessa compra de alcance geralmente se justifica na urgência. Tráfego pago é recomendado em estratégias de curto prazo e para empresas que podem arcar com o patrocínio. 

O tráfego orgânico engloba todas as iniciativas sem este investimento em anúncios. 

Postagens nas redes sociais, textos em um blog, sair em algum noticiário ou portal, publicar vídeos no YouTube são alguns exemplos de comunicar sua marca organicamente. 

Esse tipo de tráfego é aquele que acontece quando o próprio usuário pesquisa pela sua loja ou produto, e acaba encontrando o seu negócio. No geral, é tido como qualificado, visto que o consumidor tem um papel ativo na busca e visita pelo e-commerce em questão.

Tráfego orgânico para o e-commerce
Dicas que irão garantir a descoberta do seu e-commerce.

Dá para atrair tráfego para o e-commerce das duas formas citadas? Sim, inclusive é aconselhável. 

É muito comum empresas e páginas na internet investirem nos dois caminhos de forma complementar. Enquanto se constrói estratégias orgânicas de longo prazo com vídeos e publicações relevantes, lojistas investem em anúncios para impactar clientes com urgência. 

A escolha de cada tipo dependerá dos objetivos que você o seu e-commerce delimitou, e também o quanto pode investir atualmente.

Neste texto falaremos de alternativas gratuitas para atrair visitantes e tráfego para seu e-commerce, no entanto, com toda concorrência que existe online, é necessário criatividade, mão na massa e tempo para que elas rendam bons frutos. 

Considere acompanhar dicas e separar um orçamento para a criação de anúncios interessantes, mas cuidado para não arriscar custos e ter que arcar com prejuízos com anúncios. 

Tráfego orgânico: atraindo visitantes

A grande questão do tráfego orgânico para o e-commerce é que ele precisa ser construído

Pense numa casa. Construir um imóvel do zero, a partir do endereço, tijolo por tijolo, é um trabalho de longo prazo que exige capricho, constância e paciência. Por outro lado, a casa é sua, do seu jeito e sempre trará novos visitantes para você.  Este é o conceito do tráfego orgânico. 

Agora pense em um imóvel alugado. Você paga, ocupa por um determinado tempo, mas não precisa se dedicar à construção e manutenção. Tem um custo, mas logo no primeiro dia poderá trazer visitantes. E claro, caso não pague, será despejado. O imóvel alugado é o tráfego pago. 

No caso do tráfego para e-commerce, focado em conquistar vendas, dois pontos são fundamentais:

Entenda as suas personas e consumidores

Se tratando de e-commerce, foco no cliente. Você precisa conhecer quem se interessa pelo os seus produtos e que tipos de hábitos e conteúdos essa pessoa consome. 

Por exemplo, uma loja de ingredientes e produtos saudáveis precisa entender o contexto que o seu consumidor está inserido. Portanto criar ações e postagens a respeito de alimentação, dietas, esportes, hábitos tem correlação com o público. As pessoas pesquisam por isso e podem gerar tráfego para o seu e-commerce. E então, comprar. 

Na Unbox sempre defendemos a importância de conhecer e conversar com a sua persona regularmente. Para entender, redesenhar ou definir a persona da sua marca, acesse o nosso guia com um passo a passo

Guia de persona da Unbox
Veja o guia da Unbox e defina sua persona!

Melhore o SEO do seu e-commerce

Entendeu a persona? Agora foco no seu site. 

O que chamamos de SEO são estratégias para otimização em mecanismos de buscas, ou seja, termos e técnicas que ajudaram seu site e seus produtos a serem encontrados online. 

No e-commerce, isso é representado pela forma como você descreve as mercadorias, que tipo de imagem usa, velocidade do site, entre outros fatores. 

Na Unbox, garantimos a performance técnica das lojas virtuais segundo os critérios do Google, deixando para o lojista apenas os cadastros e descrições dos produtos. Para entender a fundo sobre o tema e caprichar na matéria, leia o nosso artigo sobre SEO

Abaixo algumas dicas imprescindíveis para aumentar a relevância do seu e-commerce. 

Palavras-chave

Segundo a Rock Content e HubSpot, 75% das pessoas sequer passam da primeira página de resultados do Google. Enquanto os 5 primeiros sites que aparecem na pesquisa concentram 70% dos cliques dos pesquisadores. O principal atributo para a colocação é o uso de palavras-chave. 

Palavras-chave são os termos estratégicos para que seu produto seja encontrado de uma forma mais fácil. Por exemplo, uma loja de roupas femininas precisa descobrir o que usuários pesquisam quando estão à procura de vestidos, e combinar com os produtos disponíveis na sua loja. Palavras-chave como “vestido longo”, “vestido de festa” e “vestido vermelho” contam com uma ampla busca no Google. 

O uso de palavras-chave precisa ser trabalhado no nome dos produtos no catálogo, nas descrições técnicas, no nome das imagens que vão para o site, no título de categorias e no próprio domínio, se possível.

Imagens e vídeos no e-commerce

O comportamento do usuário online está cada vez mais usual. Imagens e vídeos ganham destaque e relevância para aprendizado, busca e engajamento de quem navega online. Inclusive na hora de comprar. 

Um detalhe estritamente técnico, porém muito importante, é o nome do arquivo que você adiciona as imagens do site. Renomeie os arquivos usando palavras-chave (como explicado acima) e o nome da sua marca em vídeos e fotos. 

Ao fazer este simples ajuste, você garante que o robô do Google escaneie também estes termos na guia de “Imagens” do buscador. Assim, aumentam as possibilidades do seu site e seus produtos serem encontrados online.

Técnicas de SEO no seu e-commerce
Aplicando técnicas de SEO na sua loja virtual.

Domínio próprio

Importante para a credibilidade e também para o tráfego do e-commerce. 

Um site próprio da marca, com endereço e personalidade, agrega confiança na experiência. O domínio, ou endereço e URL, é o primeiro passo para receber bem o cliente. 

Também é interessante utilizar palavras-chave na hora de escolher o endereço. Agregar um termo popular do seu nicho de clientes ao nome da marca ajuda no ranqueamento e buscas. 

Com um domínio próprio você acaba com o risco de algum concorrente comprar e registrar o nome da sua marca na internet. É uma estratégia nociva, porém em setores de alta concorrência é bastante comum. Atenção aos detalhes e conquiste seu espaço.

Produção de conteúdo voltada para o tráfego

Mais do que nunca, o conteúdo tem se tornado protagonista no uso da internet. As pessoas estão conectadas às redes sociais (quase TRÊS HORAS por dia) conversando, interagindo e comprando de marcas. 

Neste cenário, o marketing de conteúdo é fundamental para o relacionamento com o consumidor, e não apenas um relacionamento comercial, de compra e venda, mas também de conexão e fidelidade. No centro do marketing de conteúdo estão as redes sociais, a produção de vídeo, envio de e-mails, blogs e portais de notícias. 

Todos estes canais contribuem para que o tráfego do seu e-commerce cresça. Sendo citado, gerando links e melhorando a relevância nos buscadores. 

Criar conteúdo é de graça na maioria dos canais. E em alguns deles é imprescindível:

Redes Sociais

Gostando ou não, estar presente nas redes sociais é praticamente obrigatório para que uma empresa venda e cresça. O motivo para isso é simples: lá é o lugar onde seu público está.

Grande parte do público usa as redes sociais todos os dias e é essencial que seu e-commerce participe da conversa. 

A criação de conteúdos relevantes merece um artigo só para ela, e tem! Se não souber como começar, acesse o guia de conteúdos relevantes para as redes sociais da Unbox

Redes sociais para geração de tráfego
Conteúdos relevantes para atrair compradores!

As redes sociais, como Facebook, Instagram, TikTok e YouTube, são as mais populares para o público brasileiro. Não é preciso pagar para criação de textos, fotos e vídeos, mas para criar uma rotina interessante nas redes é interessante criar uma dinâmica de produção de conteúdo.

Nessas plataformas, você também tem a oportunidade de responder dúvidas, críticas e sugestões e, claro, estar mais próximo do seu público, engajando com ele.

É importante notar que hoje as redes sociais também performam em buscadores como o Google. Portanto garanta que seus perfis contem com o link para gerar tráfego para seu e-commerce e melhorar a relevância do site. 

Blog e conteúdos ricos

Uma das mais tradicionais formas de gerar tráfego para sites é com blogs. Criar conteúdos relevantes, como infográficos, guias, tutoriais e vídeos são a maneira mais eficiente de criar autoridade e abordar palavras-chave. 

É o que você está vendo neste artigo. Um conteúdo rico com a resolução de um problema do seu universo. 

Além disso, a criação de materiais ricos atuam na construção de credibilidade da marca e no início de um processo de conversação com o usuário. Inclusive, é um excelente canal de contato para aprofundar assuntos em um formato livre. 

Se nas mídias sociais conteúdos breves e de entretenimento fazem mais sucesso, em um blog você tem a liberdade necessária para tratar assuntos complexos: dúvidas frequentes, detalhes sobre materiais e ingredientes de produtos, rotinas, guias, enfim. A criatividade é o limite.

Prova social e recomendações

O tráfego para e-commerce é focado em conversão. Até um visitante se tornar um comprador, ele precisa vencer todas as desconfianças e ter certeza de que aquele produto é o certo para sua necessidade. E é aí que uma recomendação faz toda a diferença. 

Em plataformas de vendas online como a Unbox é possível agregar depoimentos e falas reais de seus compradores. Dar destaque às melhores avaliações é uma forma de engajar o interessado e elevar a confiança na compra.

Para se ter uma noção do impacto, uma pesquisa divulgada pelo Neil Patel informa que 92% dos dos consumidores confiam em uma recomendação de um amigo, e 70% confiam em uma recomendação de uma pessoa que não conhecem na internet.

A prova social é exatamente o que diz o nome. É a prova de que pessoas reais confiam em uma marca o suficiente para comprar dela.

Se depois de tudo ainda precisar de tráfego pago, leia

Como citamos no exemplo da casa, as alternativas de tráfego orgânico exigem atenção, constância e tempo para surtirem resultados. Se depois melhorar o SEO do seu site e desenvolver conteúdo relevante, pode ser interessante investir em alcance para prestigiar suas ações de longo prazo. 

Todas as principais plataformas contam com opções de anúncios pagos. Google Ads, Meta Ads para Facebook e Instagram e até LinkedIn Ads para alcance de vagas e páginas corporativas.

O principal é diagnosticar a plataforma mais relevante para o seu público. No Instagram, por exemplo, contamos com diversas modalidades de anúncios e impulsionamentos. Tanto é que virou até aula no nosso Unbox Ensina!

Confira para entender as oportunidades em detalhes. 

Unbox Ensina! Impulsionamento de postagens nas redes sociais

E como medir os resultados?

A melhor forma de saber se a sua estratégia para aumentar o tráfego do seu e-commerce está dando certo é por meio de dados. Mensurando e analisando seus resultados, você consegue compreender os erros e acertos da sua estratégia. 

Veja algumas ferramentas de marketing digital que colaboram para a mensuração de dados. Faça uma análise prévia, desenvolva as ações e depois compare. 

Google Analytics 

A principal ferramenta de monitoramento e de marketing digital do Google. Oficial e gratuito, Analytics é essencial para analisar o desempenho de um site, coletar os dados de acesso nele, o comportamento do público e navegação de usuários e aplicativos instalados. Clique para saber tudo! 

Facebook e Meta Business

O Gerenciador de Negócios das maiores redes sociais no Brasil. Através do Facebook Business (em breve Meta, visto que a empresa está migrando para o grupo), você tem insights importantes sobre WhatsApp, Facebook e Instagram em um só lugar. É também indispensável para criação de anúncios. Clique aqui para saber tudo!

Painel de Personalização Unbox

Se o seu e-commerce está na Unbox, administrar pedidos e performance fica muito mais fácil. No Painel de Personalização é possível ajustar em detalhes as integrações com Google e Rede Sociais, além de cadastrar palavras-chave e opções de SEO. Confira em detalhes clicando aqui. 

Garanta tráfego e vendas com uma loja Unbox

Um e-commerce focado na conversão. Tanto para as vendas dos seus produtos, quanto para a performance em marketing e comunicação. A Unbox facilita todas as tarefas do e-commerce, inclusive SEO e boa participação em buscadores como o Google.  Derrubamos todas as barreiras para o seu negócio dar certo, por aqui acreditamos que empreender é possível e o e-commerce é o meio.

Organize seus produtos, divulgue suas ações nas redes sociais, venda com frete grátis e muito mais. Começar é mais fácil do que você imagina: é possível criar uma loja virtual em apenas 5 minutos, com um único cadastro para usar a sua plataforma de vendas online. 

Qualquer dúvida de como criar a sua conta na Unbox é só chamar nos botões ao lado para falar com nosso atendimento via chat e WhatsApp. Faça como mais de 5.000 lojistas de todo Brasil e conte com uma plataforma de vendas online completa para conquistar mais clientes.

Escrito por
Felipe Fagundes

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